Blog do Prisco
Notícias

​​Cartórios catarinenses passam a emitir o CPF junto com certidões de nascimento

Os cartórios de Registro Civil de Santa Catarina já estão emitindo o Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento em que é feito o registro de nascimento. De acordo com o presidente da Anoreg/SC, Otávio Margarida, o novo procedimento é gratuito e elimina a burocracia de deslocamento a outro órgão para cadastrar o CPF do recém-nascido.

Entre os objetivos da nova medida estão questões como evitar fraudes e problemas causados por homônimos. Mas além disso, dá agilidade a demandas da população mais carente, que precisa do número do CPF para incluir imediatamente seus filhos em benefícios sociais, medicamentos fornecidos pelo governo e planos de saúde.

“A adesão do cartório é facultativa, e a segurança nas informações já é garantida, pois ele que tem a obrigação de manter em sigilo os dados da população”, comenta Margarida.

cartórios certidão

O novo serviço foi apresentado nacionalmente no dia 1º de dezembro, resultado do convênio entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP). Atualmente já foram emitidas 4 certidões com o CPF em Santa Catarina e este número vai ficar ainda maior à medida que os cartórios forem aderindo ao sistema. E para fazer a inscrição do recém-nascido, basta o ofício informar os dados da criança ou da pessoa a ser registrada pelo sistema online e, imediatamente, o número do CPF será repassado e impresso na certidão.

Foto>divulgação