Blog do Prisco
Notícias Últimas

1 milhão e 200 mil pessoas atendidas

Pouco mais de seis vezes o número de habitantes de Chapecó. Esse é o resultado de pessoas envolvidas em ações realizadas ao longo dos dez anos da Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), entidade mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos. Ao todo foram 1.240.502 pessoas e 11.231 ações ao longo deste período. Revitalizada em 01 de fevereiro de 2008 a FALB comemora em 2018 uma década de história. Com base na valorização do ser humano contribuindo para o exercício da cidadania a Fundação atua no eixo socioambiental.

Com o objetivo de marcar a data e relembrar pessoas e instituições que contribuem para a consolidação das ações a FALB promove um evento comemorativo no dia 20 de fevereiro (terça-feira), a partir das 20 horas no Clube Recreativo Chapecoense. A presidente da Fundação Isabel Cristina Machado ressalta que é um momento de apresentar um resumo do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “É motivo de imensa satisfação acompanhar o desenvolvimento e o crescimento da FALB ao longo de uma década”, afirma.

O presidente da Aurora Alimentos Mário Laznaster (foto) salienta que a FALB atua com referência em iniciativas que promovem a sustentabilidade e o cooperativismo. “A cooperação é o caminho certo para um futuro com mais respeito pelo planeta e mais qualidade de vida. É com um olhar de amor ao próximo que a Fundação vem há dez anos levando um pouco mais de esperança e alegria a centenas de corações”.

De acordo com o vice-presidente da Aurora Alimentos e presidente do Conselho Curador da FALB Neivor Canton, a Coopercentral não se torna grande somente pela qualidade dos seus produtos, mas também pelas pessoas que compõem a empresa e realizam o trabalho da Fundação Aury Luiz Bodanese, que leva o nome de um dos maiores cooperativistas do Estado. “Essa também é uma homenagem àquele que há 15 anos nos deixou e muito fez em prol do cooperativismo contribuindo para que a Aurora Alimentos e a FALB se tornassem hoje essa grande família”, complementa.

DESPERTANDO SORRISOS

Família é Tudo, Roda de Leitura, Vozes do Corpo, Atitude Agora, Vivendo Saúde, Centro de Memória, Amigo Energia e Eco Cooperação são os programas que levam as ações da Fundação Aury Luiz Bodanese pelo País. 

O Amigo Energia incentiva e consolida o trabalho voluntário na comunidade promovendo a educação para o exercício consciente da cooperação e da sustentabilidade. Ação cooperada, casamento cooperado, doação de sangue, arrecadação de alimentos, utensílios domésticos e roupas, visitas a instituições sociais e melhorias em espaços educativos são algumas das iniciativas desenvolvidas

O Família é Tudo busca sensibilizar sobre a importância do planejamento na economia doméstica com valores sociais a fim de orientar sobre o papel de cada pessoa na sociedade e na família. São realizados cursos, palestras e capacitações.

Atitude Agora visa integrar as pessoas com deficiência e entidades, promovendo o desenvolvimento social, pessoal e profissional. Palestras, visitas a instituições, seminários e cursos de qualificação para pessoas com deficiência são as principais atividades.

O programa Vivendo Saúde prima pelo bem-estar das pessoas com ênfase na prevenção, promoção, humanização e redução de danos, garantindo acesso aos direitos pessoais, sociais e institucionais. Formação de multiplicadores, oficinas de atualização, gincana e cinema da prevenção e campanhas educativas integram as atividades promovidas.

A Roda de Leitura proporciona momentos de descontração e socialização, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos ouvintes, através da literatura, livroS, leitura e contação de histórias. O programa Vozes do Corpopossibilita, através do movimento, a vivência da linguagem corporal e musical, agregando elementos da arte e da educação.

O Centro de Memória tem como objetivo organizar o acervo documental da Aurora Alimentos e seus fundadores garantindo assim a sua prevenção e valorização. Preserva documentos fotográficos, produções audiovisuais e objetos que possibilitam exposições de materiais e palestras em espaços públicos e instituições parceiras.

Programa Eco Cooperação executa ações de educação ambiental que objetivam promover e despertar a importância da conversação e preservação dos recursos naturais, buscando a cooperação e a conexão harmônica com o meio ambiente. Palestras em escolas, capacitações de professores e multiplicadores, participação em atividades, jogos e brincadeiras sobre os cuidados com o meio ambiente são as iniciativas promovidas.