Blog do Prisco
Coluna do dia

Costuras entre PMDB e PSD

Costuras entre PMDB e PSD

Não são poucos os dirigentes do PMDB que têm conversado, frequentemente, com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD). Estão gastando a saliva na tentativa de chegar a um entendimento para o pleito de 2016, quando cardeais do Manda Brasa não descartam atropelar o projeto do deputado Gean Loureiro, intervindo no diretório – a exemplo do que já ocorreu em Itajaí – e indicando o vice do atual alcaide pessedista.

Tal articulação envolve, ainda, Joinville, onde o PSD devolveria o gesto, compondo de vice na chapa de Udo Döhler (PMDB), que vai à reeleição.

Evidentemente que este encaminhamento não conta com a bênção do presidente da Assembleia e presidente licenciado do PSD em Santa Catarina, Gelson Merísio. O deputado deseja mesmo é ir para o embate com o PMDB no maior número possível de cidades.

Cesar Junior está reticente quanto à manobra em função do grande risco que ela representa. Se ele aceitar o PMDB de vice em 2016, vai abrir a porteira para nova candidatura da ex-prefeita Angela Amin (PP), que teria tudo para atrair o PSB de Paulo Bornhausen e o PSDB de Marcos Vieira. Composição fortíssima e com chances reais de vitória. A preferência do prefeito da Capital, no momento, é contar novamente com o PP de vice e contar, ainda, com o PSB e o PSDB.

Torce o nariz

Paulo Bornhausen e a cúpula do PSB estão numa bronca danada com Cesar Junior. Mas há bombeiros que acreditam que a situação pode ser contornada, desde que o PSB seja contemplado a contento em caso de novo mandato do atual prefeito.

A data

Assim como a coluna já havia antecipado a renúncia do prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori (PSD), para assumir a presidência do Badesc,  agora adianta também a data do ato com exclusividade. O pessedista formaliza a renúncia no dia 11 de dezembro e sua posse na agência de fomento será no dia 17 de dezembro.

Caravanas

Certamente, a posse de José Caramori  vai atrair quase todo o PIB político e econômico do Grande Oeste, especialmente o futuro prefeito, Luciano Buligon (PSB). Ele é extremamente leal a Caramori e pode ser o candidato do grupo político à reeleição em 2016 na maior cidade do Oeste.

Alíquota maior

O líder do governo, deputado Silvio Dreveck (PP), deu parecer favorável à aprovação do projeto de lei que aumenta o percentual descontados dos servidores estaduais a título de previdência.  O parecer foi relatado na reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Majoração gradual

O projeto de lei aumenta gradualmente a contribuição previdenciária do servidor estadual. A participação passará de 11% a 14% até 2018, aumentando 1% ao ano. A contribuição do Estado também aumentará progressivamente, atingindo 28% no mesmo período. O Executivo apresentou uma emenda substitutiva global a fim de integrar o Fundo Previdenciário ao Fundo Financeiro e garantir a isonomia nas contribuições dos servidores.