Blog do Prisco
Coluna do dia

O quadro em Criciúma

O quadro em Criciúma

O atual prefeito, Márcio Búrigo (PP), é candidatíssimo à reeleição. Na festa de aniversário de seus 60 anos, reuniu mais de 1,5 mil pessoas na terça-feira. Havia lideranças de pelo menos uma dúzia de partidos. O alcaide mostra força, mas o quadro em Criciúma está absolutamente indefinido e eleição completamente aberta. Além de Búrigo, o ex-prefeito Clésio Salvaro ainda não sabe se poderá disputar pelo PSDB. No ninho, cogitou-se o nome do vereador Ricardo Fabris, mas parece que ele não vem respondendo bem às pesquisas de intenção de voto.

Fala-se, ainda, no nome do médico Flávio Spillere. Poderia ser uma alternativa para acertar o PSDB com o PMDB. É uma equação difícil. Salvaro e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira têm uma rixa história. São arquinimigos. Embora já tenham conversado, é difícil imaginar que estarão do mesmo lado. A rejeição do eleitorado poderia ser imediata. Pelo PSB, o nome é o do deputado estadual Cleiton Salvaro, mas ele também não confirmou se concorrerá.

Neste sábado, o PSD fará uma reunião com as principais lideranças. A ideia é um posicionamento oficial da legenda, que é cobiçada pelo PP de Búrigo quanto pelo PSDB de Salvaro. Já no PT, o nome é o de Fábio Brezola, que foi a grande sensação eleitoral no último peito (2013), quando praticamente a mesma votação do PMDB. Já entre os peemedebistas, as conversas giram em torno de Acélio Casagrande. Mas muita água ainda vai rolar até as definições na maior cidade do Sul do Estado. Exceção feita ao PDT do deputado Rodrigo Minotto. A legenda é forte em Criciúma e já está fechada com Búrigo.

 

Não cola

Mesmo que se concretize a remota possibilidade de uma aliança do PSDB de Clésio Salvaro e do PMDB de Eduardo Moreira em Criciúma, dificilmente o distinto público encararia o enlace com naturalidade, podendo responder com firmeza nas urnas. Eles se digladiam há muitos anos.

 

Ela

Pelo PSD, um nome que também surge em Criciúma é o da vereadora Tati Teixeira. Seria, inclusive, uma opção para compor com o prefeito Márcio Búrgio (PP), ou mesmo com os tucanos.

 

Otimismo

Raimundo Colombo voltou a afirmar que a crise que assola o país é gravíssima. Mas salientou que tem fé e está otimista no futuro. Foi durante o discurso na solenidade de inauguração da pavimentação da rodovia que dá acesso às belas cavernas de Botuverá. Foram investidos R$ 12 milhões através do Fundam.

 

Longevidade

Nos bastidores do evento na localidade de Lageado, em Botuverá, houve comentários sobre a longevidade, a competência e o trato pessoal do presidente da Santur, Valdir Walendowsky. O brusquense assumiu ainda no primeiro mandato de Luiz Henrique. Permanece na função até hoje. E tem seu trabalho reconhecido por onde passa.

 

Desinteresse

Tem liderança política de partido forte com dificuldades de arrumar candidato a prefeito. Os de perfil empresarial até se ensaiam, mas logo batem em retirada para evitar qualquer contato maior com o universo político. Que fase!

 

Na presidência

O deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) assumiu, esta semana, a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara. Também foram escolhidos Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS) como primeiro vice-presidente e Marcos Rotta (PMDB-AM) como segundo vice. Conforme Tebaldi, o colegiado vai discutir temas atuais de interesse do consumidor, entre eles a possibilidade de bloqueio de aplicativos de celular pela justiça de primeira instância; a limitação da banda larga pelas operadoras; e o endividamento das famílias.

 

Filho único

Tebaldi é o único parlamentar de Santa Catarina a presidir, neste ano, uma comissão permanente da Câmara dos Deputados, e um dos poucos do Estado a ocupar cargo semelhante em toda a história. Atualmente, tramitam pela Comissão mais de 300 projetos de lei.