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2º Seminário das Escolas Integrais destaca práticas desenvolvidas em quatro escolas municipais

Programação contou também com palestras, apresentações culturais e planejamento para 2024

 

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, na sexta-feira (1º de dezembro), o 2º Seminário das Escolas Integrais, reunindo profissionais de quatro escolas municipais que atualmente oferecem educação em tempo integral ou jornada ampliada.

“O evento teve como propósito compartilhar práticas exitosas desenvolvidas nessas instituições e contribuir com a formação dos profissionais”, esclareceu a assessora pedagógica Rose Mara da Silva Garcia.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila prestigiou a abertura e destacou a importância de encontros como este. “Estamos sempre empenhados em melhorar cada vez mais a educação. Contem comigo. A sociedade conta com vocês”, reforçou.

A programação teve início com a palestra “Motivação Profissional: o Poder de Transformar Vidas”, proferida pelo psicólogo Paulo Henrique Hermes Vieira. Posteriormente, foram realizadas apresentações culturais e a socialização de experiências bem-sucedidas nas quatro escolas participantes. Entre os assuntos abordados estiveram: ensino de Libras, matemática de forma lúdica, inteligência artificial e letramento matemático.

Na parte da tarde, o professor da rede, André Roberto da Silva Colla, conduziu a palestra “Neurociência Educacional: Progressos e Perspectivas”, proporcionando um enfoque sobre os principais estudos científicos para a saúde cerebral. “Desenvolvimento de atividades físicas, alimentação adequada, sono de qualidade e redução do estresse são os principais quesitos para que as crianças tenham um bom rendimento escolar”.

Educação em período integral ou jornal ampliada

Desde o ano passado, a Prefeitura de São José ampliou de duas para quatro escolas que oferecem educação em tempo integral ou jornada ampliada. Além da Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores e do Centro Educacional Municipal (CEM) São Luiz, que já adotam essa modalidade desde 2012 do 1º ao 5º ano, o CEM José Nitro oferece educação integral para estudantes do 1º ao 5º ano, enquanto o CEM Jardim Solemar estendeu a educação em tempo ampliado do 3º ao 9º ano.

Na educação em tempo integral ou jornada ampliada, os alunos chegam de manhã e permanecem na escola até à tarde. Durante esse período, eles têm refeições, aulas do componente curricular regular e projetos especiais, como: xadrez, informática e dança.

Para a professora do CEM José Nitro, Simone da Silva Peres, a educação vai além das disciplinas tradicionais. “Educação não é só Português, Matemática e Geografia, a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda como competências: empatia e cooperação; reponsabilidade e cidadania; autoconhecimento e autocuidado. E nós trabalhamos muito isso. São valores de vida, que certamente refletem em novas perspectivas”, detalhou.

Planejamento 2024

Para o ano de 2024, estão previstos mais avanços. O CEM Jardim Solemar passará a oferecer período integral de 35 horas para alunos do 1º ao 5º ano. Além disso, as turmas do 1º ano do CEM Morar Bem e do 1º e 2º ano do CEM Renascer também terão ampliação para 35 horas. Em razão das novidades, as diretoras dessas duas unidades também foram convidadas para o seminário.

A novidade para o próximo ano é resultado da pactuação no Programa Escola em Tempo Integral, formalizado entre a Prefeitura de São José e o Ministério da Educação (MEC). “O programa objetiva melhorar a qualidade da educação pública, priorizando as escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica”, explicou a secretária de Educação, Rose Bartucheski.