Blog do Prisco
Notícias

6,8 mil candidatos disputam vagas de residência médica

Médicos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul realizam, na manhã deste domingo (dia 19 de novembro), a prova seletiva para ingresso em programas de Residência Médica. O Exame ACM-AMRIGS-AMMS é coordenado pelas Associações Médicas dos estados e é reconhecido como um dos mais importantes processos seletivos da medicina no Brasil. A prova vai reunir 4.653 candidatos, que disputam 1.650 vagas distribuídas nas três regiões do país.

 Já na parte da tarde será a vez do exame para o PSU – Programa de Residência Multidisciplinar, no qual 2.178 inscritos concorrem as 262 vagas em educação física, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social e farmácia.

 O Exame é realizado desde 2013, através de parceria entre a Associação Catarinense de Medicina e a Associação Médica do Rio Grande do Sul, e desde o ano passado teve a incorporação da Associação Médica do Mato Grosso do Sul, possibilitando que o candidato participe da seleção nos três estados.

 Além de candidatos aos programas de Residência Médica com acesso direto (sem especialidade prévia) e com pré-requisito (com pelo menos uma especialidade já concluída), a prova recebe também acadêmicos de medicina (a partir do quarto ano) e ainda médicos que desejam avaliar seus conhecimentos, constituindo-se num instrumento de incentivo ao aperfeiçoamento profissional.

 

A divulgação dos aprovados está prevista para o dia 10 de dezembro. 

 

Cidades que sediam as provas

RESIDÊNCIA MÉDICA (manhã)

Santa Catarina: Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages

Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria

Mato Grosso do Sul: Campo Grande

 

PSU – PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIDISCIPLINAR (tarde)

Santa Catarina: Florianópolis

Rio Grande do Sul: Porto Alegre e Santa Maria

Mato Grosso do Sul: Campo Grande

 

Em Florianópolis, o Exame será na sede da SOCIESC

(Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina).