Blog do Prisco
Coluna do dia

O exemplo de Blumenau

Mário Hildebrandt, prefeito reeleito de Blumenau, um homem de bem, sério, competente, correto e compenetrado se destaca no combate ao coronavírus. Sem fazer qualquer alarde e sem criar factoides. Bem se vê que ele não chegou ao segundo mandato, tendo aberto esmagadora vantagem sobre os adversários, à toa. E olha que enfrentou dois deputados estaduais e um ex-prefeito também de dois mandatos.
Pois bem, Hildebrandt dá o exemplo neste momento extremo de pandemia. Trabalha em silêncio e com resultados que deveriam nortear os demais líderes políticos deste país.
O que não é admissível a esta altura do campeonato é observar muita gente falando, atuando, teatralizando, fazendo vídeos, dizendo que faz, que desfaz, querendo única e exclusivamente capitalizar politicamente em cima de toda esta desgraça que assola o estado, o país e a humanidade.

O índice mortal

Mas vamos aos fatos. A Consultoria Macroplan, uma entidade que tem crédito, apresenta o ranking de cidades com menor taxa de mortalidade pela covid19 por 100 mil habitantes.
Blumenau é a primeira de Santa Catarina e a oitava do Brasil. Os dados foram coletados até o dia 23 de março.

No topo

Em outro índice, a taxa de letalidade, que, aliás, retrata melhor a realidade de combate à pandemia em todos os seus aspectos, aí Blumenau lidera o ranking nacional. Em terceiro e quarto lugares estão Florianópolis e Joinville. Estas informações foram elencadas no dia 28 de março.
Isso é resultado. Trabalhando sem papagaiada, sem presepada e sem precisar lançar mão de factoides como temos acompanhado nos últimos dias.

Recondução

O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, reassumiu o cargo na manhã de sexta-feira. A solenidade de recondução foi virtual. “Nosso objetivo para os próximos dois anos é seguir construindo um Ministério Público cada vez mais sintonizado com os desafios e necessidades do nosso tempo. O enfrentamento à pandemia, que ainda não acabou, continua sendo uma das nossas principais causas. Infelizmente muitas pessoas ainda estão morrendo. Vamos seguir agindo com independência e rigor na defesa da vida dos catarinenses”, ressaltou ele.

Em alta

Santa Catarina arrecadou R$ 2,845 bilhões em março, o que corresponde a um crescimento de quase 16% na comparação com o mesmo mês de 2020. Análise divulgada pelo Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina – Sindifisco/SC nesta quinta-feira (8/4) mostra que somente o ICMS respondeu por R$ 2,215 bilhões, o que significa um crescimento em torno de 10% frente a março do último ano.

Crescimento na pandemia

Completado um ano desde o início da pandemia da Covid-19, os números indicam mudanças no cenário econômico catarinense. Mês a mês, vem sendo observado o crescimento contínuo de setores como o de material de construção (alta de 51% em março), supermercados (32% de crescimento) e transportes (28%).