Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Porto de Itajaí recebe a visita de parlamentares federais

O Porto de Itajaí recebeu na manhã desta sexta-feira, 2, a visita de comitiva formada por parlamentares da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal. O objetivo da missão oficial é que os parlamentares conheçam in loco a situação dos portos catarinenses e que a partir daí tenham subsídios para discutir soluções pertinentes ao seu desenvolvimento.

Porto de Itajaí subcomissão

No Complexo Portuário do Itajaí os parlamentares visitaram os terminais Portonave S/A Terminal Portuário Navegantes e APM Terminals Itajaí na quinta-feira e na manhã de hoje estiveram reunidos na Superintendência do Porto de Itajaí com o prefeito Jandir Bellini, o superintendente Antonio Ayres dos Santos Júnior, a secretária de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Eliane Rebelo – na ocasião representando o governador do Estado – e demais autoridades, representantes da sociedade organizada, trabalhadores portuários e representantes de sindicatos relacionados à atividade.

O principal debate girou em torno da descentralização da gestão do Porto, não apenas do Porto de Itajaí, mas de todos os portos organizados, que com a nova Lei de Portos sancionada pelo Governo Federal em 2013, sofrem maior ingerência da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) e da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ).

“Não estamos pedindo nada de mais. O que queremos é a possibilidade de gerir nosso porto, que tem sua gestão municipalizada, de forma a possibilitar investimentos da iniciativa privada, ganhar competitividade no mercado e também tratamento igualitário com os demais portos atrelados a SEP, em termos de investimentos federais”, diz o superintendente do Porto de Itajaí.

Ayres mostrou um breve histórico do crescimento do Porto nos 20 anos de gestão municipal, com números significativos, e pediu a ajuda dos parlamentares e do diretor Geral da ANTAQ, Mário Povia, que também participou da reunião, na agilidade das decisões em Brasília. Descentralização das ações também foram os apelos feitos pelo prefeito Bellini e pelo presidente do Legislativo de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti aos parlamentares.

Participaram da comitiva os deputados Edinho Bez, João Paulo Papa, Alexandre Valle, Juscelino Filho e Milton Monti.

Foto: Porto de Itajaí, divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação