Blog do Prisco
Notícias

Porto de Itajaí recebe a visita de parlamentares federais

O Porto de Itajaí recebeu na manhã desta sexta-feira, 2, a visita de comitiva formada por parlamentares da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal. O objetivo da missão oficial é que os parlamentares conheçam in loco a situação dos portos catarinenses e que a partir daí tenham subsídios para discutir soluções pertinentes ao seu desenvolvimento.

Porto de Itajaí subcomissão

No Complexo Portuário do Itajaí os parlamentares visitaram os terminais Portonave S/A Terminal Portuário Navegantes e APM Terminals Itajaí na quinta-feira e na manhã de hoje estiveram reunidos na Superintendência do Porto de Itajaí com o prefeito Jandir Bellini, o superintendente Antonio Ayres dos Santos Júnior, a secretária de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Eliane Rebelo – na ocasião representando o governador do Estado – e demais autoridades, representantes da sociedade organizada, trabalhadores portuários e representantes de sindicatos relacionados à atividade.

O principal debate girou em torno da descentralização da gestão do Porto, não apenas do Porto de Itajaí, mas de todos os portos organizados, que com a nova Lei de Portos sancionada pelo Governo Federal em 2013, sofrem maior ingerência da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) e da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ).

“Não estamos pedindo nada de mais. O que queremos é a possibilidade de gerir nosso porto, que tem sua gestão municipalizada, de forma a possibilitar investimentos da iniciativa privada, ganhar competitividade no mercado e também tratamento igualitário com os demais portos atrelados a SEP, em termos de investimentos federais”, diz o superintendente do Porto de Itajaí.

Ayres mostrou um breve histórico do crescimento do Porto nos 20 anos de gestão municipal, com números significativos, e pediu a ajuda dos parlamentares e do diretor Geral da ANTAQ, Mário Povia, que também participou da reunião, na agilidade das decisões em Brasília. Descentralização das ações também foram os apelos feitos pelo prefeito Bellini e pelo presidente do Legislativo de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti aos parlamentares.

Participaram da comitiva os deputados Edinho Bez, João Paulo Papa, Alexandre Valle, Juscelino Filho e Milton Monti.

Foto: Porto de Itajaí, divulgação