Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

5G chega a Criciúma três anos antes do prazo previsto

Vereador Nícola Martins, autor da nova lei de antenas em Criciúma, comemora a conquista

A tecnologia 5G já pode ser acessada em Criciúma por celulares que tenham recepção deste sinal. Duas antenas da operadora Vivo já foram instaladas e estão em funcionamento no município, uma na Rua Jorge da Cunha Carneiro, Bairro Michel, e outra na Avenida Getúlio Vargas, Centro. “O prazo para chegada era 2026, mas conseguimos antecipar em mais de três anos. E esta é uma conquista de toda a comunidade da inovação e da tecnologia que trabalhou intensamente para isso”, destaca o vereador Nícola Martins, autor da nova lei para instalação de antenas em Criciúma, aprovada em 2022.

Foi ele também quem provocou o movimento regional, que resultou, também, em todos os demais municípios da Amrec com a legislação preparada. “Então, Criciúma e região estão se antecipando a outros locais de Santa Catarina, mais populosos inclusive, graças ao trabalho de facilitação para instalação”, ressalta Nícola. A expectativa é de que mais antenas sejam instaladas nos próximos meses e que todas as operadoras também ofereçam o sinal ao criciumense.

Com o 5G, a velocidade para navegação pelos celulares deverá aumentar em quase 20 vezes, o que vai melhorar, e muito, a qualidade das ligações de vídeo. Para a indústria, a possibilidade de mais conexões e menor tempo de resposta auxiliará na melhoria dos processos produtivos. Para o setor público, o 5G auxilia na maior integração entre sistemas e captação de dados da cidade para realização de políticas públicas mais assertivas. “Iremos muito além disso. Muito mesmo. Não conseguimos nem prever quantas tecnologias serão criadas nos próximos anos a partir do 5G; e Criciúma estará alavancando consideravelmente o setor da inovação”, comemora o vereador criciumense.

Posts relacionados

Tarifaço dos EUA impacta economia do Sul do Estado

Redação

Evento da Brasil Paralelo na UNIVALI gera polêmica contra vereador mais jovem da história de Florianópolis

Redação

Projeto de André de Oliveira (NOVO) sobre divulgação de custos de eventos é aprovado em Itapema

Redação