Blog do Prisco
Destaques

Movimentações no Porto Itapoá crescem 18% no primeiro semestre de 2023

Em maio Terminal registrou um novo recorde de movimentação – que já havia sido batido em março -, com 98.113 TEUs movimentados

Um crescimento substancial e recordes de movimentação batidos mais de uma vez. Esses foram alguns dos importantes marcos atingidos pelo Porto Itapoá no primeiro semestre de 2023. Nos primeiros seis meses de 2022, o Terminal havia movimentado 450.638 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Já no mesmo período deste ano, a movimentação foi de 533.423, um crescimento de cerca de 18%.

O mês de maio viu um novo recorde de movimentação – que já havia sido batido em março -, com 98.113 TEUs movimentados. O presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, explica que o crescimento ocorreu tanto no sentido de importação como também de exportação. “A cabotagem, navegação entre os portos brasileiros, também viu um incremento em nosso Terminal neste primeiro semestre”, completa Schreiner.

 A importação de longo curso foi o vetor que teve maior crescimento, indo 124.425 TEUs no primeiro semestre de 2022 para 174.601 TEUs no primeiro semestre de 2023. Um incremento de 40%. “O mix de cargas foi bastante variado, sendo que o setor de automóveis e peças automotivas foi responsável por 6,5% desse montante, enquanto o setor de tecidos, vestuários e calçados foi responsável por pouco mais de 6%”, exemplifica o presidente do Terminal. “A China segue sendo um importante mercado para os importadores, sendo origem de mais 30% das importações que passaram pelo Porto Itapoá”.

 A exportação de longo curso cresceu 24%, indo de 122.982 para 152.954 TEUs em 2023. Carnes congeladas ou refrigeradas foram o produto mais expressivo, correspondendo a 27% do total de exportações movimentadas pelo Porto Itapoá. “É um segmento em forte expansão, até por isso batemos nosso recorde histórico de exportação de cargas reefer em março, com 9.016 TEUs”, ressalta Schreiner. A Espanha foi o país que mais recebeu exportações operadas pelo Porto Itapoá, correspondendo a 8,2% do total.

 A cabotagem, por sua vez, foi de 73.805 para 82.299 TEUs, um aumento de 11%. “É também um marco importante para nós, que atualmente contamos com serviços dos três maiores armadores que trabalham com cabotagem no Brasil”, finaliza.

 A movimentação de veículos de transporte no Gate, porta de entrada e saída de caminhões, também teve aumento, com 232.325 movimentos registrados, número 24% maior do que no mesmo período do ano anterior. Somente no mês de maio foram registrados 44.159 movimentos, recorde histórico do Terminal.

 Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.