Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Ex-prefeitos de Criciúma são homenageados

Um evento realizado pela Câmara de Vereadores de Criciúma, esta semana, marcou os 90 anos de Emancipação político-administrativa de Criciúma. Autoridades locais, regionais e do Estado, convidados e a comunidade em geral compareceram para a sessão especial, realizada na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Ex-prefeitos e familiares foram homenageados pela Câmara.
EX-PREFEITOS CRICÚMA 2A sessão teve início com um documentário feito pela TV Cidadã, que contou a história da emancipação político-administrativa da cidade. No vídeo, autoridades como o ex-prefeito Ruy Hulse, trouxe detalhes históricos importantes para a construção da cidade. “Nada mais justo do que relembrar todos os que ajudaram na construção dessa cidade. É bom lembrarmos que todos os municípios do Estado têm sua origem de Laguna, de onde se emancipou o município de Araranguá, onde também estava Criciúma”. O ex-prefeito também ressaltou durante a sessão a importância de planejar o futuro para que haja progresso na cidade.

A proposição é de autoria do vereador Vanderlei Zilli (PMDB), aprovada por unanimidade pelos parlamentares. “Poderíamos pontuar falando muito da nossa cidade, pois aqui é um lugar cheio de histórias. Criciúma é fábrica de grandes nomes no cenário social, político e empresarial de nosso Estado. A história da comunidade de Criciúma é marcada pela constante busca do desenvolvimento econômico, social e cultural”, disse o vereador.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, vereador Ricardo Fabris, enalteceu o desenvolvimento da cidade e passou o seu pronunciamento para o ex-prefeito Algemiro Manique Barreto. Em seu discurso ele foi breve: “Eu me permitiria sair um pouco fora da linha de homenagens para lembrarmos os primeiros colonizadores que saíram da Itália e muitos morreram no caminho. Aquela gente que deixaram seus familiares e pra cá vieram, não só os italianos, mas todos os colonizadores. É pra eles que quero prestar minha homenagem”, ressaltou.ex-prefeitos Criciúma

Em forma de homenagem, uma honraria foi entregue para os ex-prefeitos de Criciúma. Para aqueles já falecidos, as honrarias, foram entregues para os representantes familiares.

Fundada por imigrantes italianos em 1880, a colônia de Criciúma, pertencente ao município de Araranguá, teve seu desenvolvimento acelerado a partir da década de 1910 com a exploração do carvão mineral em suas terras.

Com um desenvolvimento econômico diferenciado para a época, as lideranças locais se sentem fortalecidas para ir em busca da sua emancipação político-administrativa.

É neste contexto que o governo do estado assina a lei 1516, em 4 de novembro de 1925, pela qual a colônia de Criciúma é desmembrada do município de Araranguá e conquista a sua emancipação político-administrativa.

Fotos: divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação