Blog do Prisco
Notícias Últimas

Ex-prefeitos de Criciúma são homenageados

Um evento realizado pela Câmara de Vereadores de Criciúma, esta semana, marcou os 90 anos de Emancipação político-administrativa de Criciúma. Autoridades locais, regionais e do Estado, convidados e a comunidade em geral compareceram para a sessão especial, realizada na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Ex-prefeitos e familiares foram homenageados pela Câmara.
EX-PREFEITOS CRICÚMA 2A sessão teve início com um documentário feito pela TV Cidadã, que contou a história da emancipação político-administrativa da cidade. No vídeo, autoridades como o ex-prefeito Ruy Hulse, trouxe detalhes históricos importantes para a construção da cidade. “Nada mais justo do que relembrar todos os que ajudaram na construção dessa cidade. É bom lembrarmos que todos os municípios do Estado têm sua origem de Laguna, de onde se emancipou o município de Araranguá, onde também estava Criciúma”. O ex-prefeito também ressaltou durante a sessão a importância de planejar o futuro para que haja progresso na cidade.

A proposição é de autoria do vereador Vanderlei Zilli (PMDB), aprovada por unanimidade pelos parlamentares. “Poderíamos pontuar falando muito da nossa cidade, pois aqui é um lugar cheio de histórias. Criciúma é fábrica de grandes nomes no cenário social, político e empresarial de nosso Estado. A história da comunidade de Criciúma é marcada pela constante busca do desenvolvimento econômico, social e cultural”, disse o vereador.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, vereador Ricardo Fabris, enalteceu o desenvolvimento da cidade e passou o seu pronunciamento para o ex-prefeito Algemiro Manique Barreto. Em seu discurso ele foi breve: “Eu me permitiria sair um pouco fora da linha de homenagens para lembrarmos os primeiros colonizadores que saíram da Itália e muitos morreram no caminho. Aquela gente que deixaram seus familiares e pra cá vieram, não só os italianos, mas todos os colonizadores. É pra eles que quero prestar minha homenagem”, ressaltou.ex-prefeitos Criciúma

Em forma de homenagem, uma honraria foi entregue para os ex-prefeitos de Criciúma. Para aqueles já falecidos, as honrarias, foram entregues para os representantes familiares.

Fundada por imigrantes italianos em 1880, a colônia de Criciúma, pertencente ao município de Araranguá, teve seu desenvolvimento acelerado a partir da década de 1910 com a exploração do carvão mineral em suas terras.

Com um desenvolvimento econômico diferenciado para a época, as lideranças locais se sentem fortalecidas para ir em busca da sua emancipação político-administrativa.

É neste contexto que o governo do estado assina a lei 1516, em 4 de novembro de 1925, pela qual a colônia de Criciúma é desmembrada do município de Araranguá e conquista a sua emancipação político-administrativa.

Fotos: divulgação