Blog do Prisco
Destaques

Plenário aprova moção para audiência com presidente sobre o Morro dos Cavalos

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (9), a Moção 119/2025, de autoria da Bancada do Sul, que solicita a realização de audiência com o presidente da República. O objetivo dos deputados da bancada é demonstrar pessoalmente ao presidente a necessidade de uma solução imediata para os problemas do trecho da BR-101 conhecido como Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

A moção foi elaborada durante reunião extraordinária da Bancada do Sul, na tarde de terça-feira (8). No documento, os deputados destacam que o acidente ocorrido na região no último domingo (6), quando um caminhão carregado com etanol tombou e pegou fogo, deixando cinco pessoas feridas e mais de 20 veículos incendiados, evidencia a periculosidade do trecho, que há anos espera pela construção de um túnel. A íntegra da moção pode ser conferida aqui.

Com a aprovação do Plenário, a moção será encaminhada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ainda a respeito dos problemas no Morro dos Cavalos, os deputados também aprovaram a Moção 120/2025, do deputado Sérgio Guimarães (União), no qual manifesta ao ministro dos Transportes, Renan Filho, apelo para a urgência na construção do túnel na região, cujo projeto, apesar de pronto e com licença ambiental de instalação aprovada, não saiu do papel.

Óticas
Ainda na sessão desta quarta, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 349/2023, do deputado Mauricio Peixer (PL), que altera a legislação estadual que regula a comercialização e a prestação de serviços de produtos óticos. (Lei 16.583/2015).

O objetivo da alteração é extinguir a obrigatoriedade da apresentação de documento emitido pela Câmara Regional de Óptica, Optometria e Contatologia do Estado de Santa Catarina (CrOO-SC), exigida para o licenciamento de estabelecimentos de venda ao varejo de produtos ópticos.

Na justificativa do projeto, o autor argumenta que a revogação dessa exigência é necessária já que o CrOO-SC, única instituição a emitir o documento, não possui poder regulatório, já que não se trata de um conselho profissional.

O projeto passará pela votação da Redação Final antes de ser encaminhado para análise do governador.

foto>Bruno Collaço, Ag. Alesc

Posts relacionados

Escândalo de descontos não autorizados no INSS repercute na Alesc

Redação

Presidente da Câmara de Blumenau manda moção de repúdio ao presidente Lula

Redação

Deputados destacam investigação da CGE e anistia a presos pelo STF

Redação