Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Capacitação nacional do MPSC evidencia compromisso significativo com a transformação social

Vanessa Wendhausen Cavallazzi encerrou ciclo nacional de capacitação com proposta de escuta ativa e articulação democrática para enfrentar problemas estruturais. 

Como transformar realidades complexas e estruturalmente injustas com a atuação do Ministério Público? Essa foi a pergunta central da palestra da Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, que encerrou nesta terça-feira (14/10) o ciclo de seis encontros nacionais da capacitação “Soluções dialogadas – Práticas de autocomposição no Ministério Público”.

 

Durante a apresentação, Vanessa apresentou o Compromisso Significativo, um instrumento jurídico inovador voltado à resolução de problemas estruturais. Inspirado em técnica da Corte Constitucional da África do Sul e fruto de sua tese de doutorado, o instrumento propõe uma atuação mais democrática e eficaz do MP, com escuta ativa, pactuação e monitoramento.

Para ilustrar a importância da escuta ativa e da articulação democrática, Vanessa compartilhou experiências vividas como Promotora de Justiça. Em São Joaquim, ao lidar com a gravidez precoce entre adolescentes e a situação de trabalhadores sazonais, percebeu que ouvir a comunidade era essencial para compreender a complexidade dos problemas. “A sociedade não é curatelada. Ela precisa ser ouvida, e nós, como MP, precisamos parar de achar que sabemos do que ela precisa sem perguntar”, pontuou.

Em outro exemplo, relatou uma reunião com a coordenadora de um CAPS que enfrentava dificuldades no atendimento à população. Ao ser questionada se queria investigar ou resolver, Vanessa optou por resolver. Descobriu que o problema não era a falta de profissionais, mas a incompatibilidade de horários com a demanda. “Bastou eu dizer que ela não era investigada, que eu queria construir uma política pública efetiva. Ali, todas as fichas caíram”, contou.

O Compromisso Significativo, portanto, não substitui o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas amplia o repertório do MP para lidar com questões complexas que exigem reconstrução de estruturas, explicou. Ao contrário do inquérito civil, é instaurado por meio de Procedimento Administrativo (PA) e, conforme defende Vanessa, deve ser homologado pelo Judiciário, valorizando a vivência local de Juízes e Promotores de Justiça.

A proposta apresentada por Vanessa parte de quatro etapas:

* Relatório estratégico: delimitação do problema com dados e mapeamento dos atores envolvidos;
* Esfera deliberativa: espaços horizontais para escuta ativa e diálogo;
* Pactuação: acordos temáticos com homologação judicial;
* Monitoramento: acompanhamento contínuo e definição de encerramento.

Vanessa reforçou que o Ministério Público foi desenhado pela Constituição de 1988 como agente de transformação social e que, para enfrentar desafios como desigualdade e pobreza extrema, é preciso ampliar os instrumentos de atuação. “Não se trata de substituir o que temos, mas de ampliar o universo de escolha. O Compromisso Significativo permite ao MP articular soluções reais, plurais e efetivas para problemas que não se resolvem com culpabilização, mas com reconstrução de estruturas”, concluiu.

Ciclo de palestras

O encontro desta terça-feira fechou um ciclo de seis palestras iniciadas ainda em setembro. Antes disso, foram abordados temas como os seguintes:

* “A importância do Ministério Público no sistema de Justiça multiportas”, com o jurista Fredie Didier Jr.;

* “Técnicas de negociação no acordo de não persecução civil”, com o Promotor de Justiça do MPSP Landolfo Andrade de Souza;

* Como pensar no uso da Justiça Restaurativa visando ressignificar a atuação do MP”, com a Procuradora de Justiça do MPPR Samia Sadd Gallotti Bonavidis;

* “Processo estrutural e acordos estruturais: técnicas resolutivas e passarelas procedimentais”, com o Promotor de Justiça do MPES Hermes Zaneti Jr.;

* “Consensualidade em grandes casos: processos estruturais Mariana e Brumadinho”, com o Desembargador Federal (TRF6) Edilson Vitorelli Diniz Lima.

Posts relacionados

Criciúma firma acordo com Ministério Público de Santa Catarina para solucionar obra paralisada na região central

Redação

GAECO deflagra Operação “Logoff” para o combate de crimes contra a administração pública

Redação

Família Cavallazzi prestigia posse de Maurício no Tribunal de Justiça

Redação