Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Semana Nacional da Conciliação do TJSC impulsiona cultura do diálogo e movimenta milhões em acordos

Iniciativa do CNJ mobilizou Cojepemec e Cejuscs do Estado entre os dias 3 e 7 de novembro

A XX Semana Nacional da Conciliação (SNC) chega ao fim nesta sexta-feira, 7 de novembro, e apresenta alguns números que impressionam. Foram agendadas mais de 8 mil audiências, além de mais de 500 procedimentos pré-processuais. Algumas dessas audiências podem atingir cifras milionárias.

Na quarta-feira, por exemplo, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Joinville celebrou um acordo entre uma empresa fornecedora de matéria-prima para confecção de móveis e outra empresa do ramo da marcenaria. Aplicadas as técnicas pertinentes pela mediadora Delirdes Pereira, chegou-se a um acordo pré-processual no valor de R$ 2,5 milhões, que colocou fim ao conflito.

O valor foi quase o dobro do total de acordos celebrados na segunda-feira, primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação, que chegaram a R$ 1,4 milhão. “O Cejusc de Joinville celebra essa conquista e, sobretudo, se engaja na busca da pacificação social. Participamos com entusiasmo, anualmente, da Semana Nacional da Conciliação”, destacou a secretária do Cejusc joinvilense, Ana Lucia Rozza.

A Semana Nacional da Conciliação foi realizada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) por meio da Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec). A iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), trabalhou neste ano com o tema “Conciliar é legal”.

O juiz André Alexandre Happke, coordenador do Cejusc Estadual Catarinense (CEC), explica que a maior parte dos processos apreciados na SNC são de juizados especiais cíveis – conflitos como os de consumo, contratos entre pessoas físicas ou de pessoas físicas com fornecedores de produtos e serviços. Também se destacaram os processos da área de família, bem como os processos societários, os que envolvem a Companhia de Habitação de Santa Catarina (Cohab/SC) e os da pauta ambiental – estes, agora, com um nicho específico para atendimento.

“A concentração de audiências que foram realizadas nesta semana não se sobrepõe tanto à de outros períodos, pois cada vez mais se fazem audiências de conciliação e mediação. Mas há uma importância simbólica muito grande na difusão da cultura de conciliação e mediação que é concentrada nesta semana. É o momento de chamar atenção, para lembrar ao cidadão e aos operadores do direito que existe essa maneira, muitas vezes vantajosa, de resolução de conflitos”, frisa o magistrado.

O oficial de justiça Luiz Henrique Teodoro Costa é outro dos mediadores mobilizados para a Semana Nacional da Conciliação. Com 12 anos de atuação como conciliador, ele assinala a importância de tornar a prática mais difundida.

“Tentamos trazer a existência da conciliação e da mediação como uma cultura de pacificação social, de construção de um diálogo colaborativo. O importante é que todos entendam que existem alternativas, muitas delas mais adequadas, a depender de cada processo, de cada conflito, de cada lide. A sociedade precisa conhecer a conciliação e a mediação como uma proposta que veio para ficar, e como um método alternativo e adequado de conciliar ou de resolver seu conflito”, complementa.

 

Posts relacionados

Prefeito Adriano Silva representa Joinville no maior evento de cidades inteligentes do mundo, na Espanha

Redação

85ª Festa das Flores de Joinville terá receptivo especial para caravanas

Redação

Prefeitura de Joinville avança na digitalização e regulamenta uso de inteligência artificial no serviço público

Redação