A Guarda Municipal de Joinville celebra dez anos em 2025 e, para marcar a data, uma cerimônia realizada nesta terça-feira (18/11), na Associação Empresarial de Joinville (Acij), oficializou a entrega de equipamentos e prestou homenagens a pessoas e instituições parceiras nesta década de história. Além disso, a Guarda Municipal lançou um novo programa de conscientização junto às escolas, o projeto “Jovens Guardiões”.
“São dez anos de muito trabalho, entrega e resultado. Com certeza, a Guarda Municipal ajudou muito nesses resultados de aumento da segurança da nossa cidade, que hoje é considerada a terceira mais segura do país entre os maiores municípios do Brasil. Um trabalho desses homens e mulheres que se dedicam todos os dias a cuidar da gente”, destaca o prefeito Adriano Silva.
O secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo, ressalta a evolução da corporação. “A nossa Guarda Municipal é relativamente nova e em dez anos evoluiu bastante. Começou com um grupamento pequeno e aumentamos significativamente o efetivo. Procuramos dar excelentes condições de trabalho, criamos um centro de formação, e isso fortaleceu muito, deu mais corpo à nossa guarda”, fala.
Durante a cerimônia, foi realizada a entrega simbólica de equipamentos à Guarda Municipal, alguns já em uso pelo efetivo. São 16 viaturas, quatro motocicletas, um drone, 200 torniquetes táticos e dez fuzis, um deles doado pela empresa Ferrolho. O montante representa investimento de R$ 1,9 milhão pela Prefeitura de Joinville.
“São viaturas novas, mais modernas, com motorização maior e suporte para armas longas que vão modernizar a nossa frota, otimizar o nosso atendimento e pronta-resposta”, informa Gabriel Colin, comandante da Guarda Municipal de Joinville.
Na cerimônia, o prefeito Adriano Silva, a vice-prefeita Rejane Gambin, representantes de forças de segurança, além de pessoas, empresas e instituições parceiras foram homenageados com a medalha de Honra ao Mérito. Os guardas municipais formados na primeira turma, em 2015, também receberam homenagens.
Projeto Jovens Guardiões vai promover prevenção e cidadania nas escolas
O evento de comemoração aos dez anos da Guarda Municipal também foi marcado pelo lançamento do projeto Jovens Guardiões, que vai levar às escolas conteúdo educativo sobre prevenção e enfrentamento à violência e ao uso de drogas, com orientações sobre como fazer boas escolhas.
Duas escolas da Rede Municipal vão receber o projeto-piloto do programa: a EM Rosângela Martinowsky Baptista, no bairro Paranaguamirim, e a EM Senador Carlos Gomes, no bairro Aventureiro. No ano que vem, o projeto será ampliado para outras três escolas, beneficiando cerca de 500 alunos do Ensino Fundamental.
“Esse programa visa a prevenção para as crianças do quinto ano. São cinco encontros realizados em sala de aula em que eles vão ter material didático e vamos falar sobre boas escolhas, como dizer não às drogas e à violência e como pedir ajuda”, explica o comandante da Guarda Municipal, Gabriel Colin.






