Blog do Prisco
Destaques

Reação rápida e eficiente!

A contabilidade do prejuízo gerado pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, apontava para US$ 130 milhões até o sábado. Números apresentados pelo ministro Blairo Maggi (E), o titular da Agricultura que vem arrancando elogios por sua atuação. Raimundo Colombo (C) está entre aqueles que aplaudem o trabalho ministerial. O valor do rombo pode mais que dobrar se levarmos em consideração que as projeções apontam para a normalização das exportações de carne no prazo de uma a duas semanas.

Mas as más notícias estão se diluindo. Com o efeito dominó agora ao contrário, China, Chile e Egito anunciaram, durante o fim de semana, a retomada das compras, exceção feita, e muito bem feita, aos 21 frigoríficos sob suspeita.

Os Estados Unidos já avisaram que não vão embargar, mantendo a normalidade no comércio. A postura destes países enfraquece a posição da Europa, que já enviou representante ao Brasil e deve seguir a mesma linha de suspensão dos embargos. É uma questão de tempo. Necessário é reconhecer a atuação firme, rápida e articulada das autoridades e empresários, federais e estaduais, para o início da reversão do quadro, minimizando as perdas.

Xis da questão

As indicações de apadrinhados de deputados e senadores para as superintendências estaduais do Ministério da Agricultura estão no centro dos nefastos resultados da pessimamente divulgada Operação Carne Fraca. Tal enredo o Brasil conhece muito bem. Na era atual, só mudam alguns atores e o tipo de produto que origina a pilhagem: petróleo, concreto, aço, carnes…

Ilha

O Superintendente do Ministério da Agricultura em Santa Catarina, Jacir Massi, é técnico, trabalhador e conhece muito do agronegócio. Até segunda ordem, passa ao largo da orgia estabelecida nacionalmente no setor. Tomara que continue assim.

Louros

Michel Temer, Blairo Maggi e o Itamaraty estão tendo papel decisivo para amenizar os prejuízos da Carne Fraca. Em Santa Catarina, destaque para Raimundo Colombo. O governador passou a atuar pessoalmente junto ao mercado internacional, defendendo a carne nacional e catarinense com muita energia e argumentos sólidos.

Frase

“A situação é difícil. Estamos fazendo um trabalho de explicação, com muita transparência. O problema é desafiador.” Raimundo Colombo.

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação