Blog do Prisco
Destaques

Reação rápida e eficiente!

A contabilidade do prejuízo gerado pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, apontava para US$ 130 milhões até o sábado. Números apresentados pelo ministro Blairo Maggi (E), o titular da Agricultura que vem arrancando elogios por sua atuação. Raimundo Colombo (C) está entre aqueles que aplaudem o trabalho ministerial. O valor do rombo pode mais que dobrar se levarmos em consideração que as projeções apontam para a normalização das exportações de carne no prazo de uma a duas semanas.

Mas as más notícias estão se diluindo. Com o efeito dominó agora ao contrário, China, Chile e Egito anunciaram, durante o fim de semana, a retomada das compras, exceção feita, e muito bem feita, aos 21 frigoríficos sob suspeita.

Os Estados Unidos já avisaram que não vão embargar, mantendo a normalidade no comércio. A postura destes países enfraquece a posição da Europa, que já enviou representante ao Brasil e deve seguir a mesma linha de suspensão dos embargos. É uma questão de tempo. Necessário é reconhecer a atuação firme, rápida e articulada das autoridades e empresários, federais e estaduais, para o início da reversão do quadro, minimizando as perdas.

Xis da questão

As indicações de apadrinhados de deputados e senadores para as superintendências estaduais do Ministério da Agricultura estão no centro dos nefastos resultados da pessimamente divulgada Operação Carne Fraca. Tal enredo o Brasil conhece muito bem. Na era atual, só mudam alguns atores e o tipo de produto que origina a pilhagem: petróleo, concreto, aço, carnes…

Ilha

O Superintendente do Ministério da Agricultura em Santa Catarina, Jacir Massi, é técnico, trabalhador e conhece muito do agronegócio. Até segunda ordem, passa ao largo da orgia estabelecida nacionalmente no setor. Tomara que continue assim.

Louros

Michel Temer, Blairo Maggi e o Itamaraty estão tendo papel decisivo para amenizar os prejuízos da Carne Fraca. Em Santa Catarina, destaque para Raimundo Colombo. O governador passou a atuar pessoalmente junto ao mercado internacional, defendendo a carne nacional e catarinense com muita energia e argumentos sólidos.

Frase

“A situação é difícil. Estamos fazendo um trabalho de explicação, com muita transparência. O problema é desafiador.” Raimundo Colombo.