Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Restabelecimento de incentivo fiscal para erva-mate

A bancada estadual do PMDB encaminhou ao governo indicação sugerindo o restabelecimento do benefício fiscal de crédito presumido para a erva-mate, que vigorou até o final de março. A iniciativa visa garantir a competitividade do produtor catarinense, com política similar a outros estados que adotam incentivos fiscais para a erva-mate, assegurando redução tributária e por consequência mais estabilidade para o setor, inclusive para a geração de empregos, fixos ou temporários.

O assunto foi discutido na reunião semanal da bancada e deliberado em plenário, com a sugestão encaminhada à Secretaria da Fazenda e Casa Civil. A política vigente até março garantia cobrança de 5% de ICMS em operações que agora estão sendo tributadas a 12%. Em vendas interestaduais a tributação subiu de 2,9% para 7% e deixou a erva-mate catarinense menos competitiva.

A sugestão partiu do deputado Antonio Aguiar (foto), que recebeu pedido de encaminhamento do assunto por parte do Sindicato das Indústrias do Mate de Santa Catarina (Sindimate).  A reivindicação recebeu pronto apoio do líder Mauro de Nadal e dos deputados Valdir Cobalchini, Aldo Schneider, Fernando Coruja, Romildo Titon, Dirce Heiderscheidt e Manoel Mota. A recuperação do incentivo é similar a garantida recentemente para o segmento madeireiro.

Posts relacionados

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

Esquerdopata enxovalha SC; deputado devolve na moleira

Redação