Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Revogação do Estatuto do Desarmamento entrará na pauta da Câmara

A flexibilização das leis que regulam a comercialização, posse e porte de armas de fogo no Brasil será votada nas próximas semanas pelo plenário da Câmara dos Deputados. O acordo foi firmado nesta quarta-feira, dia 28, em reunião do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC) com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ). Autor do projeto, Peninha esteve na audiência acompanhado do relator da proposta, deputado Laudívio Carvalho (SD/MG), e do especialista em Segurança Pública, Bene Barbosa.

Ao presidente da Câmara, o deputado catarinense alegou que seu projeto foi aprovado em Comissão Especial e está pronto para ser pautado há mais de um ano: “O texto foi amplamente debatido, tanto no Parlamento, quanto em audiências públicas em todo o país. A população já se manifestou contrariamente ao desarmamento civil em 2005, por meio de referendo, mas o governo simplesmente virou as costas para a opinião popular. Está na hora de corrigir esta injustiça”.

????????????????????????????????????
O deputado federal Rogério Peninha Mendonça – foto>divulgação 

Nos próximos dias, parlamentares ligados à Segurança Púbica se reunirão para retificar pontos divergentes do relatório, com o objetivo de levar à votação um texto enxuto e viável para a aprovação. “Teremos que fazer cessões, estou ciente disso, ‘política é a arte do possível’, mas não abrirei mão de itens que considero o cerne do projeto”, explica Rogério Peninha. Para ele, é indispensável que o projeto acabe com comprovação de efetiva necessidade para a posse e para o porte. O deputado também defende anistia para pessoas que quiserem regularizar armas com o registro vencido.

De acordo com levantamento atualizado em tempo real pela equipe do deputado Rogério Peninha Mendonça (Placar do PL 3722), o cenário está equilibrado:
155 parlamentares (30,2%) são a favor do projeto;
136 parlamentares (26,5%) são contra;
222 parlamentares (43,3%) ainda não se manifestaram.

Posts relacionados

Plenário do Alesc Itinerante aprova programa estadual de parques alagáveis

Redação

Finanças encaminha LDO 2026 para votação em Plenário

Redação

Plenário aprova moção para audiência com presidente sobre o Morro dos Cavalos

Redação