Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Blumenau sobe 5 posições no ranking do saneamento das 100 maiores cidades

Foi divulgado na última semana o Ranking do Saneamento Básico das 100 maiores cidades do país. O ranking é divulgado pelo Instituto Trata Brasil e tem como base o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS) 2016. No ranking divulgado agora em 2018, Blumenau aparece na 60ª posição, cinco acima que o ano anterior, quando ocupava a 65ª colocação entre as 100 maiores cidades do país. Somando os dois últimos anos, a cidade avançou 14 posições no ranking. No relatório divulgado ano passado, Blumenau saía da 74ª colocação para a 65ª.
De acordo com o ranking, Blumenau fica à frente de capitais como Cuiabá (MS), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Recife (PE), Natal (RN), São Luís (MA), Maceió (AL), Teresina (PI), Belém (PA), Manaus (AM) e Macapá (AP). Em Santa Catarina, a cidade fica atrás apenas de Florianópolis, 58ª colocada, com 62% de tratamento de afluentes.
No mês de abril a cidade completou 8 anos de início da concessão para a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. De lá para cá, a cidade avançou dos 4,8% de resíduos tratados em 2009 para 42% até final de 2017. A previsão é de encerrar 2018 com 44% da cidade sendo atendida.

 

foto>PMB, arquivo, divulgação
Para o diretor-presidente do Samae, Alexandro Fernandes, o avanço é resultado dos últimos anos de trabalho, com a cidade, ano a ano, subindo cada vez mais no ranking. “Buscamos ficar no topo da lista e, após isso, continuar trabalhando e compartilhando informações para que todos possamos estar com ações adequadas as necessidades de vida e ambientais, sempre prezando pela melhora na qualidade de vida”, afirma.
Segundo dados informados pelo instituto, em 2016, os indicadores mostravam que 35 milhões de brasileiros (17% da população naquele ano – 207 milhões) ainda não era abastecida com água potável, mais de 100 milhões (48% da população) não tinha coleta de esgotos e somente 45% dos esgotos gerados no país eram tratados.
Entre os 100 maiores municípios, o que representa 40% da população, 93,62% da população tinha abastecimento de água, 72,14% coleta de esgotos e 54,33% dos esgotos gerados eram tratados. A lista completa das 100 cidades pode ser acessada através do link http://www.tratabrasil.org.br/estudos/estudos-itb/itb/ranking-do-saneamento-2018
Sobre o ranking
O Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulga o novo Ranking do Saneamento Básico – 100 Maiores Cidades do Brasil que aborda novamente os indicadores de água e esgotos com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades, e que reúne informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços nessas cidades.
Os dados consultados são de 2016, os últimos publicados pelo Ministério das Cidades. Além disso dos indicadores tradicionais, o relatório aborda perdas de água e investimentos das 100 maiores cidades do país.

Posts relacionados

Presidente da Câmara de Blumenau manda moção de repúdio ao presidente Lula

Redação

Blumenau avança como cidade inteligente com projeto de usina de reciclagem

Redação

MDB-SC promove encontro com regionais de Itajaí, de Brusque e de Blumenau

Redação