Blog do Prisco
Notícias

Blumenau sobe 5 posições no ranking do saneamento das 100 maiores cidades

Foi divulgado na última semana o Ranking do Saneamento Básico das 100 maiores cidades do país. O ranking é divulgado pelo Instituto Trata Brasil e tem como base o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS) 2016. No ranking divulgado agora em 2018, Blumenau aparece na 60ª posição, cinco acima que o ano anterior, quando ocupava a 65ª colocação entre as 100 maiores cidades do país. Somando os dois últimos anos, a cidade avançou 14 posições no ranking. No relatório divulgado ano passado, Blumenau saía da 74ª colocação para a 65ª.
De acordo com o ranking, Blumenau fica à frente de capitais como Cuiabá (MS), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Recife (PE), Natal (RN), São Luís (MA), Maceió (AL), Teresina (PI), Belém (PA), Manaus (AM) e Macapá (AP). Em Santa Catarina, a cidade fica atrás apenas de Florianópolis, 58ª colocada, com 62% de tratamento de afluentes.
No mês de abril a cidade completou 8 anos de início da concessão para a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. De lá para cá, a cidade avançou dos 4,8% de resíduos tratados em 2009 para 42% até final de 2017. A previsão é de encerrar 2018 com 44% da cidade sendo atendida.

 

foto>PMB, arquivo, divulgação
Para o diretor-presidente do Samae, Alexandro Fernandes, o avanço é resultado dos últimos anos de trabalho, com a cidade, ano a ano, subindo cada vez mais no ranking. “Buscamos ficar no topo da lista e, após isso, continuar trabalhando e compartilhando informações para que todos possamos estar com ações adequadas as necessidades de vida e ambientais, sempre prezando pela melhora na qualidade de vida”, afirma.
Segundo dados informados pelo instituto, em 2016, os indicadores mostravam que 35 milhões de brasileiros (17% da população naquele ano – 207 milhões) ainda não era abastecida com água potável, mais de 100 milhões (48% da população) não tinha coleta de esgotos e somente 45% dos esgotos gerados no país eram tratados.
Entre os 100 maiores municípios, o que representa 40% da população, 93,62% da população tinha abastecimento de água, 72,14% coleta de esgotos e 54,33% dos esgotos gerados eram tratados. A lista completa das 100 cidades pode ser acessada através do link http://www.tratabrasil.org.br/estudos/estudos-itb/itb/ranking-do-saneamento-2018
Sobre o ranking
O Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulga o novo Ranking do Saneamento Básico – 100 Maiores Cidades do Brasil que aborda novamente os indicadores de água e esgotos com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades, e que reúne informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços nessas cidades.
Os dados consultados são de 2016, os últimos publicados pelo Ministério das Cidades. Além disso dos indicadores tradicionais, o relatório aborda perdas de água e investimentos das 100 maiores cidades do país.