Blog do Prisco
Destaques

Hélio Costa integrará Comissão Especial da PEC 453/18

O deputado federal Hélio Costa integrará, como membro titular, a Comissão Especial que fará um parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 453/18. A matéria determina que a perda ou suspensão de direitos políticos ocasionada por condenação transitada em julgado não será aplicada caso o sentenciado tenha sua pena substituída por penas restritivas de direito.

O objetivo da proposta é adaptar a interpretação das normas em razão da eventual aplicação de penas alternativas, que foram introduzidas no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/90) em 1998, dez anos após a promulgação da Constituição.

A Constituição veda a cassação de direitos políticos, mas prevê a perda ou suspensão, além da hipótese de condenação criminal transitada em julgado, nos casos de cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; incapacidade civil absoluta; recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa; e improbidade administrativa.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou, em junho, a admissibilidade do texto. Agora, cabe à Comissão Especial debater e votar a proposta. Depois, o texto seguirá para o Plenário da Câmara, onde terá de ser votado em dois turnos.

Posts relacionados

Debate sobre redução da jornada é inoportuno, alerta FIESC

Redação

Senado aprova PEC do Marco Temporal das terras indígenas de relatoria de Esperidião Amin

Redação

PEC do combate ao superendividamento em SC tem apoio parlamentar na Alesc

Redação