Blog do Prisco
Manchete

Lummertz oficializa pré-candidatura pelo PSDB-SC

 Quadro indiscutivelmente preparado sob o ponto de vista profissional e acadêmico, o secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, encaminhou à presidente estadual do PSDB, Geovania de Sá, a carta abaixo.

No texto, ele oficializa sua pretensão de ser o candidato tucano ao governo de Santa Catarina.

Apesar dos predicados, Lummertz não tem cheio de povo, não tem cacoete eleitoral. Sempre ocupou cargos, tendo disputado uma única eleição. Foi em 1996, quando ficou em quarto lugar na corrida pela prefeitura de Florianópolis.

Mais recentemente, o catarinense presidiu a Embratur e foi ministro do Turismo. Na sequência, foi convidado por João Doria para pilotar a pasta do turismo em São Paulo.

Sua pretensa candidatura ao governo guarda relação direta com o projeto nacional do governador paulista. Mas é uma candidatura sem pé nem cabeça. Essa que é a grande verdade. Confira a carta de Lummertz ao comando tucano.

 

“Florianópolis-SC, 9 de dezembro de 2021.

À Presidente Estadual do PSDB/SC
Deputada Federal Geovania de Sá

À Comissão Executiva Estadual do PSDB SC
Ao Diretório Estadual do PSDB SC
Aos Diretórios Municipais do PSDB SC
Aos prefeitos, vices e vereadores do PSDB SC
Aos deputados estaduais do PSDB                                                                                                                                                                                                        Ao Instituto Teotônio Vilela SC
Aos movimentos organizados do PSDB
Aos filiados do PSDB SC

REF: OFICIALIZAÇÃO DO PEDIDO DE PRÉ-CANDIDATURA AO GOVERNO DO ESTADO DE SC

Prezadas tucanas e tucanos de SC:
Cumprimentando respeitosamente a todos, venho neste momento solicitar formalmente a oficialização da minha pré-candidatura por nosso partido para a disputa do Governo do Estado de Santa Catarina – partido que hoje conta com quadros que se encontram entre os maiores da política catarinense.

Tenho a mais absoluta convicção de que me apresento tendo como principal plataforma uma Proposta de Gestão inovadora para a construção de uma nova era no Estado de Santa Catarina, baseada na moderna coprodução e na estratégia de planejamento das singularidades e vocações de cada Região do estado. É um “plano de vida” para a SC dos próximos 30 anos.

Também saliento minha crença de que a perspectiva de candidatura própria seja benéfica ao partido por diferentes razões: 1. Fazer palanque para a candidatura nacional; 2. Apresentar uma nova alternativa de gestão de SC para um novo momento da vida do Estado à altura do período Luiz Henrique/Leonel Pavan; 3. Ampliar a estrutura do PSDB SC, elegendo maiores bancadas legislativas pelo empuxo das majoritárias; 4. Considerar o fato de que muito provavelmente haverá dois turnos nos pleitos executivos, quando são naturais e necessárias as alianças e coligações.

Antes de tudo, saliento que esta solicitação de pré-candidatura não se trata de um desejo pessoal. Tal decisão foi amadurecida ao longo de vários meses em que me reuni com lideranças e bases do partido em todo o Estado e recebi, com muita humildade, manifestações de apoio espontâneas e entusiasmadas de tucanas e tucanos, do Sul ao Norte, do Leste ao Oeste catarinense. Muito me honram essas manifestações e me fazem recordar os anos 90, quando ingressei no PSDB SC pelas mãos do saudoso Jacó Anderle, como pré-candidato à Prefeitura de Florianópolis.

Da mesma forma, a realização de prévias nacionais por nosso partido mostrou que o PSDB permanece na vanguarda da Democracia brasileira, sendo o único a escolher pelo voto o seu candidato a presidente da República – o que poderia também se fazer em SC, de forma saudável e exemplar. É bastante público e notório que trabalhei intensamente pela candidatura vencedora do corajoso Governador de São Paulo, João Doria, e confesso que a lição de Democracia que aprendemos nessa campanha por nosso Estado também muito me entusiasmou em favor desse gesto que hoje concretizo. A união nacional e estadual do PSDB em torno de João Doria é agora nosso dever e motivação, e abre oportunidades de crescimento político ao PSDB Catarinense.

Igualmente o resultado das prévias tanto no Brasil como em SC, com a aclamação de João Doria, colocou-me em posição favorável com relação a pleitear esta pré-candidatura, já que logo após o resultado recebi o apoio e o incentivo de dezenas de companheiros para que assim o fizesse, até como forma de sinalizar a formação de um palanque forte e unido e eivado de entusiasmo pelo  nosso candidato à Presidência de República, do qual sou amigo e também secretário de Turismo e Viagens no Estado de São Paulo.

Das manifestações de apoio que recebi, destaco a argumentação dos companheiros sobre a legitimidade do meu pleito – afinal, estive e estou lado de João Doria, com o qual iremos empreender a partir de agora uma intensa luta para formar a 3ª Via desejada por mais de 60% dos brasileiros para cessar o populismo destrutivo representado por Lula e Bolsonaro, estes que nas últimas décadas afundaram o Brasil, com bazófias, gerando desemprego, inflação e fome, corrupção, paralisação das obras de infraestrutura, enfim, um caos cujo reflexo mais evidente é a queda do país de 6ª para 13ª economia mundial.

Diante desse quadro, o PSDB, mais uma vez, tem um papel histórico de recolocar o país no rumo certo. É o partido do Plano Real, da Responsabilidade Fiscal, dos Genéricos e que, no último ano, livrou o Brasil de uma catástrofe ainda maior, com o João Doria, o “Pai das Vacinas”, que salvaram milhares de vidas e a própria economia nacional. O Brasil clama pelo PSDB e, portanto, não podemos nos furtar de ter candidatos fortes e preparados tanto para a Presidência de República como para os governos de Estado, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas, ampliando nossas bancadas.

Considero, humildemente, que minha trajetória me qualifica para esse pleito que faço hoje. Trabalhei e estudei no exterior, me formei em gestão pública em respeitadas instituições na Europa e nos Estados Unidos e, quando voltei ao Brasil, ainda nos anos 80, além de lutar para fortalecer a redemocratização, engajei-me num desafio que me apaixona até hoje: a micro e pequena empresa, movimento do qual fui um dos líderes e idealizadores em SC e no Brasil.

Percorrendo incansavelmente nosso Estado, fui um dos fundadores da Fampesc, dirigi o CEAG/SC e fui um dos líderes da sua transformação no novo Sebrae. Presidi a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, fui o primeiro superintendente desse novo Sebrae/SC e diretor técnico do Sebrae Nacional, durante quatro anos do Governo tucano de Fernando Henrique Cardoso.

Juntamente com o emérito professor Neri dos Santos, tive a honra de estar na linha de frente da equipe que elaborou o Plano de Governo de Luiz Henrique da Silveira – para uma gestão que, como pretendemos agora, revolucionou nosso Estado e construiu a Santa Catarina moderna e desenvolvida reconhecida hoje no Brasil e no exterior. Durante sete anos de Governo Luiz Henrique, na coligação PMDB-PSDB, fui secretário de Articulação Internacional e de Planejamento, Orçamento e Gestão, assim como recebi a incumbência de criar e presidir a SC Parcerias, hoje SCPar.

Também tive a honra de ter sido convidado por nosso companheiro tucano, o Governador Leonel Pavan, para ocupar na gestão dele, cumulativamente, as secretarias de Planejamento Orçamento e Gestão e de Articulação Internacional.

Essa trajetória seguiu em Brasília, onde fui secretário Nacional de Políticas do Turismo de 2012 a 2015, presidente da Embratur de 2015 a 2018 e ministro do Turismo do Governo Michel Temer, sendo também presidente do Conselho Nacional de Turismo. Ocupando esses cargos e funções, tive a oportunidade de trazer centenas de obras, projetos e recursos para o nosso Estado e para as nossas cidades e hoje me orgulho em vê-las sendo realizadas e entrando em funcionamento, como é o caso do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, obra que teve como um dos principais inspiradores e incentivadores nosso companheiro Leonel Pavan.

Também não posso deixar de destacar algo que é fundamental para nosso Estado e o PSDB SC: a profunda ligação com Santa Catarina do nosso candidato João Doria, casado com uma catarinense de Pinhalzinho, Bia Doria, com quem tem 3 filhos com metade do sangue catarinense, e cuja família reside no Oeste. João conhece nosso jeito, nossas tradições, tem o empreendedorismo e o trabalho no DNA como os catarinenses – enfim, sabe o que desejamos e o que sonhamos para a SC do futuro.

Por fim, fica aqui meu compromisso de OUVIR E DAR VOZ às bases do partido, todos os segmentos e diretórios, para que todos participem e contribuam com um projeto que tem como grande finalidade garantir o futuro dos catarinenses e ampliar a qualidade de vida e de oportunidades em nosso Estado.

Reiterando aqui minha afirmação inicial de que não se trata de um pleito egoísta e nem de caráter pessoal, solicito respeitosa e formalmente a oficialização de minha pré-candidatura pelo PSDB/SC ao Governo do Estado de Santa Catarina.

Saudando e agradecendo a todas e a todos tucanos de Santa Catarina,

Forte abraço,

VINICIUS LUMMERTZ”

foto>Reprodução