Blog do Prisco
Coluna do dia

A aposta de Chiodini

Se, por um lado, o líder do governo na Assembleia, Silvio Dreveck, não digeriu a manobra do prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Jansen, que, além de não disputar a reeleição ainda vai apoiar o arquirrival PMDB de Carlos Chiodini (deputado estadual que tem pretensões federais, exatamente como Dreveck), o próprio Chiodini comemora. E aposta alto na aliança entre PMDB e PP para se fortalecer como uma das principais lideranças do Vale do Itapocu.

Os peemedebistas também tentaram atrair o PSDB, que poderia indicar o vice do empresário Antídio Lunelli. Mas os tucanos acabaram fechando com o PSD, que tem o vereador Jair Pedri, o mais votado do último pleito, como cabeça de chapa. O curioso é que Pedri conquistou a vaga na Câmara, com grande votação, inscrito pelo PSDB. O mal-estar a partir da nova aliança (PSD-PSDB) está estabelecido.

 

Ninho dividido

Além disso, uma de suas principais lideranças, o ex-secretário de Desenvolvimento Regional, Lio Tironi, se recusou em compor a chapa e a escolhida acabou sendo Márcia Alberton, presidente da sigla em Jaraguá e suplente de vereador.

 

Vice social

Já no lado peemedebista, o ex-deputado estadual pepista Udo Wagner, que tem um trabalho social forte na cidade, será o vice do empresário Antídio Lunelli, que vem crescendo na corrida pelo paço municipal.

 

Definições

Em Balneário Camboriú, o ex-governador e deputado estadual Leonel Pavan (PSDB) confirmou a candidatura com o suplente de deputado Fábio Flôr, do ex-arquirrival PP, como vice. Fabrício Oliveira terá o empresário Carlos Humberto Silva Junior (PR) de vice e o PMDB vai com chapa pura, apresentando Jarde Martins e Jone Moi como candidatos.

 

Em Brusque

O ex-prefeito Ciro Roza (PSB), mesmo tendo o nome em uma lista de inelegíveis do TCU, formou chapa com o peemedebista Ari Vequi. O atual prefeito, eleito de forma indireta, pleito de está sub judice, Bóca Cunha (PP), acertou os ponteiros com o PSDB do empresário Ademar Sapelli. Presidente da Câmara e prefeito por 14 meses entre 2015 e 2016, Roberto Prudêncio Neto (PSD) será o vice de outro empresário, Jadir Pedrini, do PROS.

 

Frente

Em Lages, o empresário Roberto Amaral conta com o vereador Mushue Hampel, do PMDB, de vice. A chapa tem apoio do atual prefeito, Elizeu Mattos. Ex-deputado Antônio Ceron, do PSD, confirmou o PP, com Juliano Polese, como candidato a vice. O PPS, da deputada Carmen Zanotto e do atual vice-prefeito lageano, Toni Duarte, apoia Amaral.

 

PSD de vice

Angela Amin terá Rodolfo Pinto da Luz, do PSD, de vice na Capital, depois da desistência do prefeito Cesar Souza Junior. Foi uma pequena boa notícia para a ex-prefeita, que vê um exército de 15 partidos alinhado ao peemedebista Gean Loureiro. Aqueles que ainda se autointitulam de esquerda se dividiram, com Elson Pereira, do PSOL, numa frente, e Angela Albino (PCdoB) e Gabriel Kazapi (PT) noutra.

 

São José

O PSDB vai de chapa pura no quarto maior colégio eleitoral do Estado. O deputado Mario Marcondes, que colocou como condição para participar da aliança a apresentação de propostas para resolver os problemas da cidade, encabeça a chapa com Ademir Jorge Silveira, o Ademir do Hospital, de vice.