Blog do Prisco
Artigos

A BR-101 e nós …

Dr. Vicente Caropreso

A inauguração da primeira parte da duplicação da BR-101 em Santa Catarina, desde o Paraná até Palhoça, ocorreu nos anos 90.  Depois foi completada até o Rio Grande do Sul mais recentemente. Desde esta última parte feita, e com uma bolha de crescimento econômico maior no Brasil, a 101, vem dando sinais de que já era, e é insuficiente para a demanda. Qualquer fim de semana maior ou feriado, já entope. Nem falar de férias de fim de ano… mas esta semana tivemos mais um acidente com a explosão de um caminhão, e de novo, o Estado Catarinense parou …

Duas pistas para ir e voltar já são insuficientes, nesta que é a principal via que liga o Sul ao Norte e transporta boa parte de nossas riquezas. Para piorar ainda mais, o recurso que vinha para encerrar as novelas 280 e 470 já não vem mais. Ou virá a conta-gotas, de novo.

Insistimos em não dar bola para outro modal de transporte, o ferroviário, que poderia desafogar o transporte de cargas e passageiros no litoral catarinense. Poucos sabem, ou não lembram, que o País já pagou mais de 30 milhões de reais para a conclusão do projeto da ferrovia trans-litorânea, mas nenhum centímetro quadrado do projeto, em papel ou por via eletrônica foi entregue pelas empresas contratadas (e pagas direitinho) a quem as pagou, o contribuinte.

Em 2015 propus, e aconteceu, uma Audiência Pública na ALESC sobre o tema. Me empenhei em “retirar da gaveta “, fui atrás de soluções, denunciei ao TCU a pouca vergonha, mas tanto o lobby dos transportes rodoviários, como a inacreditável força dos índios de Palhoça junto ao Governo Federal e à Justiça, fizeram, daquilo que seria uma opção para o desenvolvimento de nosso Estado, virar “peça esquecida”.

Há alguns dias, nosso Estado literalmente parou por quase 12 horas por um único acidente na BR-101. Vamos continuar assim, de acidente em acidente ???

Com a palavra a FIESC, Governo do Estado, Governo Federal …


Deputado Estadual Dr.  Vicente Caropreso (PSDB)

***Perfil: Dr. Vicente Caropreso é médico neurologista. Catarinense, nasceu em Blumenau e reside em Jaraguá do Sul desde 1984. Foi Vereador, Deputado Federal por SC, Deputado Estadual, Secretário de Estado da Saúde e reeleito Deputado Estadual.