Blog do Prisco
Coluna do dia

A DECADÊNCIA DO PT

Além dos altíssimos índices de rejeição aferidos por diferentes institutos (Paraná e Ibope) em relação ao PT e a Lula da Silva, o partido enfrentará outro problema no pleito de 2016, que deve ser a eleição mais difícil para sigla desde que ela se consolidou como alternativa de poder (antes mesmo de chegar à presidência). A falta de nomes com maior densidade eleitoral para a disputa nas principais cidades catarinenses.

Em Florianópolis, o partido vem com uma novidade, o jovem advogado Gabriel Kazapi, que até pode surpreender, mas que dificilmente entrará na disputa pelo segundo turno. Em Joinville, o partido caminha ladeira abaixo desde a derrocada, combinada com uma gestão desastrosa, de Carlito Merss. Depois disso, nenhuma outra liderança petista ganhou corpo para sonhar em administrar a maior cidade do Estado.

Em Blumenau, o quadro não é muito diferente. Décio e Ana Paula Lima, que foi candidata em 2012, estão fora do páreo. O candidato deve ser o vereador Jefferson Forest, que é genro do casal.

Até porque, Décio já transferiu o domicílio eleitoral para Itajaí. Ele chega com estrutura e experiência à cidade portuária, mas vai enfrentar fortes resistências. O hoje deputado federal nasceu em Itajaí, mas saiu dali para construir toda sua carreira política.

 

Oeste, Sul e Serra

Em Chapecó, o PT tem dois nomes com boas chances, mas que serão confrontados com o brutal desgaste da sigla: os deputados Pedro Uczai (federal) e Luciane Carminatti (estadual).

Já em Criciúma e Lages, a situação é bem mais crítica. Sem deputados representando estes importantes municípios, o partido deve lançar mão de vereador ou de alguma “novidade” no sentido de tentar ganhar corpo no pleito do ano que vem.

 

Linha

Deputado Mauro Mariani, pré-candidato do PMDB ao governo em 2018, está defendendo a concessão (privatização) da BR-470 como solução para a novela da duplicação da rodovia, emperrada desde sempre. O peemedebista embasa o discurso, que pode ser considerado fácil, na “falta” de recursos do governo federal. A questão é saber se faltam ou recursos ou se eles estão sendo mal geridos.

 

Mobilização

Policiais Civis e Militares, que rotineiramente vivem às turras, estão unidos em torno de uma causa: a derrubada das três MP’s que mexem na jornada de trabalho e no sistema de pagamentos de gratificações aos servidores. Eles prometem lotar a Assembleia nesta quarta-feira.

 

Bucha

Raimundo Colombo viajou. Está no exterior. Coincidência ou não, sua ausência é providencial. Nesta quarta, audiência pública na Alesc tem tudo para gerar dores de cabeça ao Executivo, pois as polêmicas Medidas Provisórias da Segurança estarão em debate. Eduardo Moreira responde interinamente pelo governo de SC.

 

Reta final

Os dois candidatos à presidência da OAB-SC continuam suas mobilizações e a busca pelos votos indecisos para o pleito da próxima segunda-feira. Milhares de advogados vão às urnas. Embora a disputa tenha esquentado na reta final, o candidato de situação, Paulo Brincas, surge como favorito. Surfa nas conquistas da bem-sucedida gestão de Tullo Cavallazzi Filho.