Blog do Prisco
Coluna do dia

A encruzilhada do MDB

Parte da cúpula do MDB está comemorando um feito. No fim de semana, com a filiação de Vitor Norberto Alves,  o partido ganhou seu 101º em Santa Catarina.

É um número expressivo, muito embora a sigla já tenha administrado, ao mesmo tempo, até mais cidades no estado.

Presidente estadual do Manda Brasa, Celso Maldaber, e os deputados Rogério Peninha Mendonça (federal) e Jerry Comper (estadual) abonaram a ficha do novo emedebista. Outras figuras importantes da sigla marcaram presença e fizeram discursos inflamados.

As comemorações são pertinentes. Mas a chegada do prefeito número 101 ao MDB não esconde a encruzilhada onde se encontra o partido, que segue sendo o maior do estado. Mas está enfraquecido nas maiores cidades com vistas ao pleito municipal do ano que vem. Em Florianópolis, Gean Loureiro deixou as hostes do Manda Brasa. Em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Lages e Tubarão, o MDB não desponta com nomes de proa. As exceções ficam por conta de Jonville – onde a disputa é uma grande incógnita ante a impossibilidade de reeleição de Udo Döhler – e Jaraguá do Sul. Ali sim o partido pode ser considerado favorito com o prefeito Antídio Lunelli.

 E 2022?

O quadro não é dos  mais favoráveis. Evidentemente que o MDB segue forte nos pequenos municípios, mas esse vácuo de poder nos maiores colégios eleitorais em 2020 poderá ter reflexos agudos na eleição estadual de 2022.

 Várias alas

O MDB-SC é um partido carente de um grande líder que o aglutine. E está na iminência de perder o senador Dário Berger. Que nunca teve vida partidária. Porém, nunca é motivo de comemorações a baixa de uma liderança com mandato estadual. Ainda mais se considerarmos que o país só tem 81 senadores.

Morre Marcos Brusa

Morreu, na madrugada de domingo, em Florianópolis, o engenheiro Marcos Ricardo de Almeida Brusa. O sepultamento será nesta segunda-feira, às 10h, no crematório Vaticano, na Capital. Figura conhecidíssima na Ilha, Brusa foi secretário adjunto de Estado da Infraestrutura no governo Jorge Konder Bornhausen, quando o titular da pasta era Esperidião Amin.

O atual senador desincompatibilizou-se do cargo para disputar o governo do Estado e vencer Jaison Tupy Barreto em 1982.

 Ligações

Marcos Brusa também foi vereador na Capital e ocupou outros cargos públicos. Sempre foi muito ligado a Amin. Ficou conhecido pela competência profissional e, para além de suas ligações políticas, era querido por todos, independentemente das questões partidárias.

Ele era sogro do advogado Tullo Cavallazzi Filho, ex-presidente da OAB-SC e atual conselheiro federal da Ordem. Cavallazzi está retornando da Itália para participar do velório. O causídico estava na “bota” na condição de presidente da Câmara Brasil-Itália em SC.

 Data

Nesta segunda-feira, 23, Lula da Silva terá cumprido um sexto de sua pena pelo caso do tríplex do Guarujá. Vencida esta etapa, ele poderá pedir progressão para o regime semiaberto.

 Expectativas

Novos nomes com suposto envolvimento em ilícitos na Operação Chabu começam a vir à tona. Alguns, de maior proeminência. O mesmo deve ir ocorrendo no âmbito da Operação Alcatraz. Ambos conteúdos tem potencial para mexer no quadro político e no xadrez eleitoral das eleições do ano que vem.