Blog do Prisco
Artigos

A FORÇA DO TRABALHADOR

O dia do trabalho criado em Paris, na França, em 1889, é uma data comemorativa e de celebração das conquistas dos trabalhadores, como homenagem às lutas sindicais conhecidas como revolta de HEIMARKET, em Chicago.
Ao longo de sua trajetória histórica espalhou-se mundo afora e hoje é comemorado em centenas de países, dentre eles Portugal, Rússia, Canadá, França, Espanha, Estados Unidos e Japão.
No Brasil o dia 1º de maio foi declarado feriado nacional pelo Presidente Artur Bernardes em 1925 e se consolidou na Era Vargas, especialmente porque o país entrava na industrialização, os movimentos sindicais começavam a se organizar, por conta da Consolidação da Leis do trabalho (CLT) promulgada por Getúlio Vargas e da criação do Ministério do Trabalho.
O mundo do trabalho impacta diretamente sobre a economia global e os movimentos dos trabalhadores se fortificam, porque pra onde vai o capital produtivo o trabalho vai atrás gerando novas classes de trabalhadores com ganhos políticos e sociais, novas oportunidades de empregos e condições de trabalho decente.
No contexto do mundo globalizado, enquanto ocorrem demissões em massa na Europa e nos Estado Unidos, no Brasil vem-se mantendo os empregos e em Santa Catarina o cenário aponta para 53.887 novas vagas de trabalho com carteira assinada em 2014 e o Estado vem liderando a geração de empregos nos últimos 3 meses de acordo com o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED).
O saldo positivo de empregos mostra a robustez e o vigor de nossa indústria, mas, sobretudo, a força do trabalhador e a qualidade dos serviços por ele executado.
O meu partido, o PDT, herdeiro do trabalhismo histórico de Getúlio Vargas e João Goulart na vanguarda das lutas pelos direitos de trabalhadores e trabalhadoras tem no Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, um exemplo de coerência política e espírito público, que muito nos honra e nos orgulha.
A sua competente gestão no MTE sob um novo paradigma de resgate do protagonismo histórico daquele Ministério é emblemático do compromisso inalienável com o diálogo social entre trabalhadores e empregadores, com a melhoria dos equipamentos de trabalho como os SINE’s e as SRT’s, a modernização dos mecanismos de fiscalização e monitoramento, a implantação da Carteira Digital, do Cartão Eletrônico, do Serviço de Biometria no Seguro-Desemprego, da criação das Estações de Trabalhador e do Portal Mais Emprego, para dar qualidade e celeridade aos serviços oferecidos aos trabalhadores, mas, representa, sobretudo, o seu compromisso inquestionável com a defesa dos direitos dos trabalhadores e sua inclusão produtiva e social, como sujeitos emancipadores do presente e do futuro.
Neste dia especial queremos parabenizar os trabalhadores e as trabalhadoras catarinenses e partilhar com eles suas lutas.
O nosso mandato se constitui em instrumento de diálogo social entre trabalhadores e empregadores, de mediação de conflitos, de construção de idéias e de consensos, de defesa dos direitos sociais e trabalhistas na perspectiva de um desenvolvimento econômico sustentável, inclusivo e socialmente justo.
Parabéns trabalhadores e trabalhadoras.
Rodrigo Minotto, Deputado Estadual (PDT)

Deputado Federal Rodrigo Minotto - PST (6)