Blog do Prisco
Artigos

A inovação será nossa maior obra

Há cinco anos, o Governo lançou a pedra fundamental para a construção da Rede de Centros de Inovação de Santa Catarina. A proposta incluía 13 Centros instalados em cidades estratégicas. Nesta etapa, o Governo construiu prédios, elaborou diretrizes, inaugurou dois Centros (Lages e Jaraguá do Sul) e temos o compromisso de entregar mais sete ainda este ano.

No último dia 28, participamos da inauguração do Ágora Hub, situado no Perini Business Park, Joinville, e assinamos Acordo de Cooperação, em parceria com ambas as instituições, além da Prefeitura e o Join.Valle, para que o Ágora passe a figurar como o terceiro Centro de Inovação de Santa Catarina, empreendimento 100% privado.

Com a inauguração do Ágora, entramos numa nova fase. Ao invés de construirmos mais um prédio, vamos investir diretamente no ecossistema de inovação que vai residir nele e se desenvolver a partir dele, criando os negócios que vão liderar no futuro. O Governo do Estado, por meio da SDS, vai privilegiar as parcerias com as instituições, as Universidades e a iniciativa privada para fomentar os ecossistemas de empreendedorismo e inovação regionais e dar à luz novos Centros e ambientes de inovação.
Saímos na frente com a implantação dos Centros de Inovação e, agora, nos mantemos à frente fomentando novas ideias, novos empreendedores, profissões do futuro e os negócios. Neste Governo, a inovação será nossa maior obra.

Na Universidade de Cambridge pude conhecer o sistema de governança do John’s Innovation Center, coração da inovação e a incubadora de empresas mais antiga do Reino Unido. No St John’s, o segredo está no incentivo aos ecossistemas, respeitando a vocação de região. A exemplo do Perini e no Ágora, a palavra de ordem tem sido CONEXÃO.

Estamos em fase final de um Plano de Ação para o desenvolvimento da Rede de Centros de Inovação. O resultado serão cidades e regiões inteiras com mão de obra especializada, prontas para dar sequência neste ciclo de inovação.

Lucas Esmeraldino, Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável

Posts relacionados

Heróis de farda

Autor

Se há esperança, por que não tentar?!

Autor

Trump, Bolsonaro e as dificuldades de um ano eleitoral

Autor