Blog do Prisco
Coluna do dia

A lentidão da Justiça Eleitoral

A lentidão da Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral marcou para o dia 30 deste mês, próxima terça-feira, a eleição indireta (quando somente os vereadores podem votar) para escolher o novo prefeito de Mafra após a cassação de Roberto Scholze (PT). Ainda presidente do Badesc, Wellington Bielecki (PSD) por ora é candidato único e conseguiu costurar o apoio dos 10 vereadores e mais um suplente de lambuja. Vicente Saliba, vereador pelo PDT no município, será o vice. Beleza, mas sob o ponto de vista jurídico não há qualquer garantia de que a eleição ocorra. Candidato único, Bielecki deve estar evitando grandes comemorações. Assim como o pleito indireto pode ser suspenso a qualquer momento mediante uma liminar de tribunais superiores, também não existirá segurança jurídica para o novo prefeito depois de eleito.

Muito embora Scholze não tenha conquistado a liminar para voltar ao cargo na primeira instância, ela pode ser conseguida no TRE ou no TSE. Ou, ainda, no STF. Ou seja, quem administra não sabe se amanhã continuará no cargo e quem quer voltar alimenta essa esperança no grupo político. Perde a sociedade.

 

 

Quinteto

Além de Mafra, há outras cidades importantes em Santa Catarina vivendo esse terrorismo político e eleitoral: Criciúma, Lages, Palhoça e Brusque. Como gosta de comentar um atento observador, todos esses casos já deveriam ter sido resolvidos em 2013. Fazer nova eleição há pouco mais de um ano das eleições constitucionalmente estabelecidas é bizarro. Para dizer o mínimo.

 

 

Marco Vieira

Sim, o nome do presidente estadual do PSDB, recém-empossado, é Marcos Vieira. O título da nota é proposital. Porque ele conseguiu algo que parecia impossível antes do pleito interno, que foi disputado voto a voto: unificar a legenda. Um marco. Paulo Bauer aceitou a derrota e não está fazendo oposição. O deputado estadual conseguiu trazer até mesmo Marco Tebaldi para a nova direção.

 

 

Manda bala

Durante audiência pública em Blumenau para tratar da revisão do estatuto do desarmamento, apenas dois presentes defenderam a manutenção das regras atuais (que restringem o porte). Autor da proposta que revoga o estatuto e estabelece novas regras, flexibilizando, na prática, a aquisição e porte de armas de fogo, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça desejava o “equilíbrio” de opiniões durante o debate.

 

Lançamento

O governo do Estado lança hoje, quarta-feira, o  SC+Energia, Programa Catarinense de Energias Limpas. O evento será realizado a partir das 14h, no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Estado (SC-401), em Florianópolis.

 

 

Hobus estadualizado

Dentro do PSD, não é apenas Gelson Merísio que está com o pé na estrada. Ex-prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus, secretário de Estado da Defesa Civil, aproveitou passagem pelo Sul do Estado para reunir representantes de 14 dos 15 municípios do extremo sul. Recebeu manifestações de apoio e reconhecimento de lideranças do PT, PMDB e o do seu próprio partido.

 

 

Cidadania

Prefeito Napoleão Bernardes comemorou pelas redes sociais, ontem, a implantação da Praça do Empreendedor no Shopping Park Europeu de Blumenau. Trata-se de um espaço que une serviços municipais e estaduais. Propõe-se a facilitar a abertura de empresas.