Blog do Prisco
Artigos

A NATUREZA ESTÁ AVISANDO

 

Resolvi escrever sobre este assunto depois de tanto ver o que aconteceu e vem acontecendo em nosso Estado e no Brasil, no que diz respeito a desastres naturais. Eu ainda não li nenhum resumo sobre o ano de 2023 nesta área, mas com certeza foi um ano onde mais ocorreram enchentes, tornados, micros explosões e grandes ressacas no mar.

Algo está errado, é só olhar o clima em cada região do nosso Estado. Na serra praticamente não houve inverno, no litoral, norte e sul o calor bateu todos os recordes. O calor dos últimos dois meses foi atípico para a serra e oeste também.

Cada vez que vejo um fato como este, lembro que somos seres muito vulneráveis e que isto é um aviso da natureza ao homem, que a abusou e está abusando dela. É o preço que estamos começando a pagar pela ganância.

O meio ambiente está sofrendo muito os impactos da modernidade e do desenvolvimento dessa geração consumista e impiedosa. Deus fez a terra perfeita. É o ser humano que está em guerra contra ela. Ela está apenas se defendendo e atacando, tentando mostrar a nós os riscos que corremos.

A natureza está dando o seu recado. O mundo está rapidamente se tornando um lugar difícil de morar. Por muitos anos eu criticava os paulistanos cada vez que via os alagamentos na cidade de São Paulo após uma grande enxurrada. Pensava como aquelas pessoas poderiam jogar tanto lixo nos rios e nas calçadas. Eu realmente ficava impressionado com o que aparecia quando as águas baixavam: fogões, sofás, camas, mesas e por ai vai.

Quando vejo o que sobra após as enchentes em algumas cidades de Santa Catarina, parei de falar mal dos paulistanos. Senti-me envergonhado quando vi estas mesmas coisas acontecendo aqui bem pertinho de nós.

E o triste é que depois dizem que a culpa é de Deus. Não podemos e não devemos procurar explicações dessas tragédias em Deus, pois quem somos nós para questionar Deus?

Estamos acabando com tudo aquilo que nos alimenta, e no andar da carruagem, vai sobrar apenas o que não podemos comer ou tomar.

O agronegócio brasileiro alimenta hoje cerca de 1,3 bilhões de pessoas no mundo, e se não cuidarmos do nosso meio ambiente, como continuaremos sendo um dos celeiros do mundo?

Precisamos urgentemente amenizar os impactos que causamos ao meio ambiente, tomando atitudes simples e eficazes. A moderna e desenvolvida sociedade atual deveria ter umas aulas com os primitivos índios, para aprender como respeitar a natureza.

O ser humano está em guerra com a natureza, e ela aceitou a declaração de guerra, e está se defendendo e atacando, provocando a morte em massa de aves, animais e pessoas inocentes.

Os desastres naturais são hoje uma solene advertência à humanidade. Até quando vamos continuar assim? O que mais precisa acontecer para termos consciência? Li dias desses um artigo que dizia que os danos causados na terra já são quase irreversíveis, se já não o são.

Vamos cuidar do nosso planeta!

RICARDO WINTER

[email protected]