Blog do Prisco
Coluna do dia

A ponte de Colombo

Ao “desafiar” a empresa que está reformando a Ponte Hercílio Luza a adiantar os trabalhos, a ponto de possibilitar a reabertura da estrutura até o final de 2017, Raimundo Colombo claramente deixa transparecer sua disposição de renunciar ao governo em 2018. Ficaria livre para disputar o Senado.

Como se trata de uma obra emblemática, que vem gerando polêmica e toda sorte de desconfianças ao longo de 30 anos, o governador evidentemente quer abrir o cartão-postal ao distinto público.

Caso o “desafio” não seja vencido pela companhia portuguesa, a honra de entregar a Hercílio Luz novamente aos catarinenses caberá a Eduardo Moreira, eventual candidato à reeleição pelo PMDB e substituto legal de Colombo em caso de renúncia. Seja lá quem for o candidato peemedebista ao governo (Mauro Mariani, Udo Döhler ou Moreira), terá que enfrentar o provável candidato do PSD ao governo, Gelson Merísio, que tem demonstrado grande sintonia com o próprio governador!

 

Ser ou não ser

Lembram-se dos tucanos que insistem em dizer que o PSDB não faz parte do governo Raimundo Colombo, mesmo estando à frente de duas pastas de ponta (Saúde e Turismo, Cultura e Esporte), especialmente o senador Paulo Bauer e o presidente da legenda, Marcos Vieira? Pois é. Os dois participaram – assim como outros líderes emplumados -, na última quarta-feira, de evento badalado pelo…governo de Santa Catarina em Pinhalzinho, no Oeste.

 

No palco

Os dois cardeais tucanos tiveram assento no palanque. Verdade que Raimundo Colombo, que foi a Brasília se avistar com Michel Temer, não compareceu. Mas lá estava o secretário de Agricultura, Moacir Sopelsa, e todo o staff governista que organizou o lançamento do Programa Terra-Boa, durante o evento Itaipu Show. Trata-se de um programa ousado e estratégico para o Centro Administrativo, podendo atender até 70 mil agricultores catarinenses!

 

Dinheiro bloqueado

Réu em um processo de improbidade administrativa desde 2011, o ex-prefeito da Capital e hoje senador Dário Berger, em conjunto com mais 14 réus, teve R$ 18 milhões bloqueados por determinação da Justiça. Mais precisamente por um despacho do ministro Gurgel de Faria, do Superior Tribunal de Justiça. O processo envolve a empresa Engebrás, que teria sido contratada irregularmente, inclusive com prorrogações suspeitas, para operar o sistema de radares que multam veículos na Capital, no melhor estilo indústria da multa. Dário sonha em ser candidato ao governo pelo PMDB, mas seus constantes problemas com a Justiça tendem a dificultar uma hipotética candidatura.

 

Eike na cadeia

A Operação Eficiência, que levou agentes da Polícia Federal à casa do empresário Eike Batista para o prender na manhã de ontem, deixa muito claro que a PF pretende continuar a todo vapor com as ações no âmbito da Lava Jato. Com o apoio do MPF e da Receita Federal. A Eficiência é um desdobramento da Operação Calicute, que culminou com a prisão do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

 

Castelo de areia

Eike, que “construiu” um império (já “sumido”) com recursos companheiros do BNDES (dinheiro público), é acusado de lavagem de dinheiro, esquema no qual Cabral seria peça-chave, na ordem de US$ 100 milhões. O empresário não foi localizado. Mandou dizer que está no exterior e já é considerado foragido.