Blog do Prisco
Notícias Últimas

“A população precisa de contrapartida”, diz Hélio Costa

O deputado federal Hélio Costa defendeu, na reunião do Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília, a necessidade de manutenção e novos investimentos na BR-101 no Trecho Sul, que compreende a distância entre os municípios de Paulo Lopes e Passo de Torres. O parlamentar entende que a nova concessão prevista para o percurso de 220 quilômetros irá gerar desenvolvimento para os municípios da região. “Essa concessão, que prevê terceira pista em algumas partes e melhorias gerais na BR-101, vai contribuir diretamente com o crescimento das cidades. É preciso progredir e pensar grande”, disse.

O encontro desta quarta-feira ainda não estabeleceu os critérios finais do edital de concessão da rodovia que irá a leilão. Uma nova rodada de tratativas ocorrerá no final do mês com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. O deputado ressaltou que possíveis valores das praças de pedágio precisam ser estudados de forma mais aprofundada. “A ideia é de se ter novas praças no Sul do Estado necessita de um estudo analítico de preços e dos locais onde elas serão instaladas. A população merece uma contrapartida na prática pois ela é quem fará o pagamento diário de pedágio. Espera-se uma rodovia modelo para o país com estes novos investimentos que virão”.

A empresa que vencer o leilão deverá implantar 4 novas praças de pedágio a partir de Paulo Lopes até a fronteira com o Rio Grande do Sul. Os municípios de Laguna, Tubarão, Araranguá e São João do Sul podem ser os escolhidos para sediar as edificações. O edital já foi devolvido pelo Tribunal de Conta da União (TCU) mas não sofrerá alterações até a nova audiência com o Ministério da Infraestrutura. A concessão prevista do trecho de 220 km é de 30 anos.

No Norte do Estado, seguem em operação três praças de pedágio: Porto Belo, Araquari e Garuva. Os motorista pagam a taxa de R$ 2,70 em cada parada.

Fotos: Divulgação