Blog do Prisco
Notícias

A Reforma da Previdência e as situações do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) foi o anfitrião da 58ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência, o Conaprev. Nos dias 01 e 02 de dezembro se reuniram no hotel Castelmar, na capital catarinense, os representantes de órgãos e entidades responsáveis pela gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS da União, dos estados e do Distrito Federal, além de representantes dos municípios.

Entre os temas relacionados para discussão, ganharam destaque os encaminhamentos sobre a Reforma da Previdência, com apreciação das propostas do Conaprev, Consad e Consefaz. O tema foi conduzido pelo secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano. Também foram discutidos os antecedentes da crise e as providências de reestruturação administrativa e fiscal adotadas nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com a presença do presidente do Rioprevidência, Réges Moisés dos Santos, e do presidente do Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul, José Alfredo Pezzi Parode.

hinnig iprevO presidente do Iprev/SC, Renato Hinnig (foto interna), tem reiterado a necessidade urgente de se ampliar o debate acerca das graves questões previdenciárias, condição na qual se inclui a União, estados e municípios brasileiros. “No momento em que o assunto previdência ganha espaço na mídia nacional por motivos preocupantes, o Iprev traz para Santa Catarina a discussão”, destaca o presidente Renato Hinnig, que recentemente apresentou ao governador Raimundo Colombo um diagnóstico da previdência catarinense. Embora o estado tenha adotado mudanças recentes na previdência estadual, que ajudaram positivamente no equilíbrio das contas, Hinnig salienta que a questão é extremamente complexa e está longe de ser superada.