Blog do Prisco
Coluna do dia

A situação de Kleinübing

O deputado federal João Paulo Kleinübing sabia que estaria dando uma cartada arriscada quando decidiu migrar do PSD para assumir a presidência da seção Barriga-Verde do DEM.

Ele fez a troca visando a encontrar espaço majoritário no pleito deste ano. Mas só tem uma chance real neste sentido. Ou ser vice de Esperidião Amin, caso o ex-governador consiga conduzir o partido para seu projeto de encabeçar chapa, formando uma dobradinha PP-DEM; ou então ser chamado pelo MDB, onde poderia disputar o Senado ou de vice. Mas aí é bem mais complicado e não seria um acordo ao natural. Isso caso o Manda Brasa não possa contar com o PSDB. Evidentemente, a prioridade dos emedebistas é acertar os ponteiros com os tucanos.

Trocando em miúdos, a situação de Kleinübing é delicada. Também porque, se lá na frente ele ficar sem opção majoritária, a reeleição a deputado federal também vai depender de coligação. O DEM, até segunda ordem, não reforçou suas fileiras com vistas a ter uma grande nominata de candidatos a federal.

 

Tête-à-tête

Esperidião Amin e Gelson Merisio sentaram para conversar na manhã da quinta-feira, em Florianópolis. Resumidamente, não houve alteração de rota dentro do acordo firmado no ano passado, quando o PP, em sua convenção estadual, tirou moção de aliança com o PSD de Merisio. O projeto seguirá com os dois pré-candidatos ao governo.

 

Dimensão

O pessedista ainda não decidiu se estará sábado, em Criciúma, quando será lançada a pré-candidatura de Amin ao governo. O evento do PP já não é mais somente regional. Ganha contornos estaduais. A cidade escolhida para a festa em torno de Amin é a base política de Eduardo Moreira, que esta semana desistiu de disputar a reeleição pelo  MDB, abrindo espaço para Mauro Mariani.

 

Papel estratégico

Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, é hoje a grande referência política do Grande Oeste. De estilo conciliador, calmo, mas firme e muito habilidoso, ele atua em finíssima sintonia com Gelson Meirisio, de quem é grande aliado. É da lavra de Buligon o discurso, forte, consistente, de que o projeto eleitoral do líder pessedista não é mais dele, e sim de toda a região.

 

Tripé

Buligon também se dá muito bem com o próprio João Rodrigues e com seu antecessor na prefeitura da maior cidade oestina, José Cláudio Caramori.

 

Endereço

O prefeito já foi filiado ao antigo PMDB. Decidiu alistar-se no PSB e chegou a ser adversário de Rodrigues na reeleição do hoje deputado federal. Mas como o deputado Valdir Colatto não abriu espaço para Buligon crescer, ele decidiu mudar de endereço, filiando-se ao Partido Socialista Brasileiro.

 

Liderança

Na eleição seguinte, veio a ser o vice de Caramori, que renunciou ao último ano do segundo mandato. Já como prefeito, Luciano Buligon pavimentou fortemente sua própria reeleição. Atualmente, como a grande liderança política de Chapecó e região, ele vem desempenhando papel fundamental no processo liderado por Merisio.