Blog do Prisco
Coluna do dia

A vez do Oeste

Começou a tornar-se pública a mobilização de lideranças do Oeste de Santa Catarina em torno do projeto eleitoral do deputado Gelson Merísio (PSD), que vem atuando fortemente em todas as frentes para chegar em 2018 na condição de candidato ao governo do Estado.

Nos bastidores, as articulações acontecem há tempos. Na sexta-feira, durante a posse do ex-prefeito Edgar Giordani na Secretaria Regional de Chapecó, o prefeito Luciano Buligon (PSB) fez contundente discurso, enfatizando o trabalho de Merísio e as necessidades regionais.

Embora esteja experimentando crescimento invejável nos últimos anos, a região Oeste ainda carece de serviços básicos, como infraestrutura e logística, que estão muito aquém do potencial econômico. Passada a palavra ao possível candidato durante o ato político, ele se posicionou como postulante, aceitando o desafio. A base política de Gelson Merísio é o Grande Oeste, a partir de Chapecó e Xanxerê.

Mais manifestações neste sentido ocorreram na posse de Ademir Gasparini como secretário regional de Xanxerê. Segmentos empresariais e intelectuais também estão engrossando a movimentação. O coro é um só: chegou a vez do Oeste!

 

Crime

Corre pelas redes sociais a notícia de que ocorreu a primeira morte em decorrência da greve dos servidores municipais de Florianópolis. Consta que uma senhora, após sentir fortes dores no peito, dirigiu-se ao Posto de Saúde da Lagoa da Conceição, que estava fechado. Retornando ao trabalho, ela foi socorrida por colegas e na sequência pelos Bombeiros, mas não resistiu e faleceu. Diante de tanta politicagem que envolve este movimento, já considerado fora da lei há muito tempo pela desembargadora Vera Copetti, vale perguntar: quanto vale uma vida?

 

Fruticultura

Profundo conhecedor do agronegócio e suas necessidades, o deputado Natalino Lázare, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, reuniu os prefeitos de Videira, Fraiburgo e Tangará, empresários do agronegócio e especialistas em agricultura em Videira. Além de pedir apoio, detalhou o projeto, de sua autoria, que visa a incrementar a produção de frutas mediante a criação de linhas específicas de financiamento para acesso a novas tecnologias do setor.

 

Frase

 “A reunião foi muito produtiva. Acertamos na veia. Quem participou, já encampou a iniciativa. Mas antes de chegarmos à formatação final da proposta, vamos promover novas rodadas de  debate como esta. Várias questões importantes foram levantadas. Estou muito satisfeito. Com a união de todos, chegaremos lá,” resumiu o deputado Natalino.

 

Reforço

O ex-prefeito Celso Zuchi (PT), de Gaspar, é o mais novo integrante da equipe de Décio Lima (PT), reforçando a atuação regional do deputado federal. Amigos pessoais e companheiros na política, juntos os dois políticos somam 20 anos de prefeitura, considerando os dois mandatos de Décio como prefeito de Blumenau e os três mandatos de Celso em Gaspar.

 

Reformas, já!

“Por um Novo Brasil”. Com um slogan propositivo, a Fecomércio SC lança a nova campanha institucional e governamental na esteira do início do ano legislativo de 2017. Os 70 sindicatos patronais do comércio, serviços e turismo- setor que representa 63,5% do PIB e emprega 1,4 milhão de pessoas- estarão engajados em todo o estado para reforçar o posicionamento.

 

Quarteto

As reformas estruturantes – previdenciária, trabalhista, política e tributária – que já vêm sendo discutidas como pautas prioritárias pelos empresários do setor e trabalhadas junto ao legislativo estadual e a bancada parlamentar catarinense em Brasília, bem como o Poder Executivo do Estado, são o mote da nova campanha.