Blog do Prisco
Manchete

Abrasel entra na Justiça contra Estado e 30 municípios de SC pedindo reparação por perdas na pandemia

Iniciativa é coletiva e contempla todos os estados e 280 municípios do país
A Abrasel entrou na Justiça com uma ação de reparação contra todos os estados brasileiros e mais 270 municípios no país – destes, aproximadamente 30 em Santa Catarina. Segundo o presidente da entidade em SC, Raphael Dabdab, não são questionadas as restrições, nem a suas qualidades ou justificativas científicas.

“Somente a responsabilidade dos governadores e prefeitos sobre as consequências dos seus atos sobre o setor, pois há 15 meses pagamos sozinhos uma conta desproporcional, que está dizimando o segmento da gastronomia”, explica, afirmando que, a cada 10 restaurantes, três fecharam as portas e cinco estão endividados.

Após uma campanha publica solicitando auxílio econômico, a entidade se reuniu com a Secretaria Estadual da Fazenda e apresentou números da crise econômica e social do setor, 11 propostas de medidas de auxílio financeiro – todas elas já implementadas em algum estado da União – e questionamentos sobre os dois aumentos de carga tributária sofridos durante a pandemia. “Pontuamos que não adianta abrir linhas de financiamento se as medidas inviabilizam economicamente o setor ao tornar as operações deficitárias”, diz Dabdab, completando que o órgão negou qualquer ajuda, E ainda manteve o aumento de impostos alegando que faz renúncia fiscal somente à indústria, pois é o segmento mais importante da economia. “A única solução que recebemos foi repassar os custos aos consumidores, pois Santa Catarina é um ‘estado rico’”, revela.

Segundo o líder empresarial, “não nos restou outra alternativa senão levar esse debate à Justiça, que avaliará se é justo continuarmos a pagar essa conta sozinhos”.