Blog do Prisco
Manchete

Abrasel: Novo decreto é mais inteligente, pois é mais seguro e gera menor impacto econômico e social à gastronomia de SC

Secretaria de Saúde é elogiada por discutir ideias junto ao segmento
Recebidos pela secretária de Saúde, Carmen Zanotto, e pela equipe técnica do Governo Estadual em reuniões ao longo das últimas duas semanas, A Abrasel e lideranças do movimento SOS Gastronomia consideram um avanço o novo decreto divulgado nesta sexta-feira (30). Raphael Dabdab, presidente da Abrasel no estado, afirma que as medidas são mais inteligentes e eficazes que as anteriores. “São mais seguras, por regular o distanciamento entre as pessoas, um ponto primordial na redução do risco de contágio. Também conferem menor impacto econômico e social, pois, embora bastante restritivos, não inviabilizam economicamente as operações, como as anteriores”, afirma.

Para ele, também proporciona previsibilidade, já que cria um regramento para cada grau de risco anunciado antecipadamente, permitindo tanto empresários quanto consumidores o acompanhamento dos indicadores da matriz de risco com relativa antecedência. “Aspecto muito importante em um setor que trabalha com produtos perecíveis e mão de obra intensiva”, explica Dabdab.

“Embora o decreto apresente flexibilizações menores do as que defendemos e acreditamos que seriam seguras neste momento, ele representa importantes avanços em relação ao anterior”, contemporiza Dabdab. Segundo ele, o principal avanço foi a interação do Governo Estadual com o setor pela primeira vez em 14 meses, possibilitando a contribuição no aprimoramento das regras para tornar os ambientes ainda mais seguros.

“Parabenizamos a Secretária da Saúde e sua equipe, pois em pouco tempo de atuação resgataram critérios técnicos e abriram um canal de diálogo com o setor, que pode contribuir na construção do retorno seguro das atividades. Esperamos que este canal permaneça ativo para que possamos continuar contribuindo e avançando”, finaliza Dabdab.