Blog do Prisco
Notícias Últimas

Ação coletiva da Defensoria Pública de SC vai atender mais de 100 pacientes ostomizadas na região de Mafra

Uma ação coletiva da Defensoria Pública de Santa Catarina vai garantir qualidade de vida para mais de 100 pessoas ostomizadas atendidas na 25ª Gerência Regional de Saúde de Mafra. A decisão do juiz Rafael Salvan Fernandes, da Comarca de Mafra, no dia 4 de abril de 2019, considerou procedente o pedido formulado pela Defensoria Pública de Santa Catarina e condenou o Estado de Santa Catarina a fornecer os equipamentos para estomas intestinais e urinários, aos 116 pacientes ostomizados cadastrados naquela unidade de saúde.
A informação é do defensor público Elcio Guerra Junior, responsável pelo caso, da Defensoria Pública de Santa Catarina, núcleo de Mafra.
Ele explica que a instituição ingressou com uma ação civil pública com pedido de antecipação de tutela  contra o Estado de Santa Catarina, depois que foi procurada pelo presidente da Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada, Marcial José Przibyela. “ Ele nos relatou que os ostomizados não estavam recebendo do Estado os materiais que necessitavam como bolsas coletoras para a colostomia e urostomia, cintos, placas, entre outros, para manter a sua qualidade de vida”, afirmou. Ao todo 116 pacientes estão cadastrados e são ostomizados.
A ação foi impetrada em 2016.