Blog do Prisco
Notícias

ACATS APRESENTA PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM LAGES

O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) terá mais um evento de lançamento esta semana, dentro da rodada de eventos regionais para capacitação e adesão de empresas associadas ao projeto. Nesta oportunidade, o evento vai acontecer para empresas do Planalto Serrano em Lages, na sede da CDL de Lages, Rua Cel Córdova, 332, centro, das 13h30 às 17h. Há casos comprovados de redução de custo com energia entre 10% até 30%.

atanazio acats lagesJá foram realizados até agora eventos de apresentação em Criciúma, Balneário Camboriú, Blumenau, Joinville e Florianópolis.

O tema eficiência energética passou a ter importância estratégica para o controle de custos das empresas a partir deste ano com o reajuste expressivo do preço da energia. “O peso do custo da energia aumentou consideravelmente e tem maior impacto nas empresas de pequeno e médio porte, as predominantes no segmento supermercadista catarinense. Por esta razão a Acats está implementando este projeto”, justifica o Presidente Executivo da entidade, Atanázio dos Santos Netto (Foto).

A adesão ao programa significará que a empresa passará por um processo que tem vários estágios, desde o cadastramento até a capacitação efetiva e a aplicação de ferramentas e soluções nos diversos setores das lojas, com dispositivos que permitam acompanhar o desempenho da efetividade do programa.

O Diretor Executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Antonio Carlos Poletini, fez a introdução do evento chamando a atenção dos supermercadistas presentes para a importância da oportunidade das empresas modernizarem a sua relação com o processo da energia através da participação no programa.

A apresentação prática do PEE coube a Gerson Ferraz, profissional especialista em projetos de redução de custos com energia. A possibilidade de participação é aberta a associados da Acats que ao concordarem com a adesão passam por três etapas: o cadastro, a capacitação e a atualização tecnológica.

– As empresas irão ganhar a metodologia e o treinamento, depois criam e seguem gerindo seus próprios programas. A mudança mais importante deste processo e a nova filosofia de lidar com a energia, ela é um insumo e não apenas um item de custo, e necessita de um programa permanente de gestão através da adoção das melhores práticas disponíveis no mercado – afirmou Gerson.

Foto: Acats, arquivo, divulgação