Blog do Prisco
Notícias Últimas

Acelera Criciúma: programa é oficialmente apresentado pela prefeitura

Investimentos ultrapassam R$ 400 milhões. Iniciativa conta com mais de 200 obras licitadas e programadas para o município

 

Com mais de R$ 400 milhões em obras licitadas e programadas para o município até 2024, o Programa Acelera Criciúma foi oficialmente lançado nesta segunda-feira (2). O compromisso da Administração Municipal é entregar mais de 200 investimentos, nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, turismo, entre outros. Durante a cerimônia de lançamento da iniciativa, o governo municipal apresentou, ainda, o site Viva Criciúma à comunidade. O evento aconteceu no Centro Multiuso da Afasc, anexo ao Parque das Nações, no bairro Próspera.
“A maior razão da política é promover melhorias para a população. Essa é a nossa missão. Por isso, Criciúma tem se tornado um verdadeiro canteiro de obras. Hoje, temos aproximadamente 200 obras em andamento na cidade. Agora, vamos encaminhar e iniciar mais 200. Mas, muito além de todas essas obras, resgatamos o orgulho de ser criciumense. Isso precisa estar sempre vivo em nossos corações. Então, vamos trabalhar para fazer essa Criciúma de todos um lugar melhor para se viver”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Durante o evento, foram assinadas ordens de serviço e autorizações de licitação e projetos para obras importantes no município. O pacote abrange investimentos como a revitalização da Avenida Luiz Lazzarin e a implantação da Avenida Antônio Scotti, além de novos centros comunitários, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), centros de ensino e ginásios de esportes. Por meio de convênio com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), diversas ruas receberão, ainda, rede pluvial, terraplanagem, pavimentação e sinalização horizontal e vertical.
Segundo o secretário-geral da prefeitura e coordenador do Programa Acelera Criciúma, Arleu da Silveira, o objetivo é entregar, em ritmo acelerado, uma obra a cada dois dias, que contribuirão para o desenvolvimento da cidade, qualidade de vida e bem-estar da população. “Teremos obras impactantes no município no próximo ano. A Administração Municipal está comprometida em entregar projetos para a saúde, educação, turismo e para o fortalecimento da indústria. Para chegar até aqui, foram realizadas muitas reuniões com a equipe da prefeitura. Então, esse é um momento de acelerar e garantir um futuro melhor para a nossa cidade”, explicou.
Além de grandes obras estruturantes, o Programa Acelera Criciúma garante investimentos para o lazer. O governo municipal construirá um Parque Ecológico no Morro Cechinel, ao lado do Mirante Realdo Santos Guglielmi. O ambiente será dedicado à apreciação da natureza, com um ecossistema sustentável e repleto de espécies nativas da região carbonífera. As melhorias avançam, ainda, na Praça do Congresso, no Centro, e em demais áreas de lazer: Praça da Santa Bárbara, Praça Abelle Colle, no bairro Comerciário, Praça Maria Silva Rodrigues, no Centro, e o Parque da Santa Luzia.
Viva Criciúma
Para ilustrar todas as belezas da cidade, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI), desenvolveu o site Viva Criciúma, com informações sobre os equipamentos turísticos da cidade. A plataforma está disponível para todos os dispositivos e pode ser acessada por meio do link viva.criciuma.sc.gov.br.
O site é um guia de viagem completo, tanto para os turistas, quanto para os criciumenses, com informações sobre pontos turísticos, história da cidade, eventos, atrações artísticas, restaurantes e hospedagens. Navegando pelo portal, é possível conhecer a cidade por meio de vídeos informativos e visões 360°. O site possui, ainda, uma aba para explorar o antes e depois do município de Criciúma, por meio de um mapa interativo, que compara a atual infraestrutura com a de 50 anos atrás.