Blog do Prisco
Notícias Últimas

ACIC 70 anos: fortalecimento da classe

Considerada uma das associações comerciais e industriais mais atuantes de Santa Catarina, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) completará 70 anos de fundação em 10 de maio deste ano. Desde sua constituição, em 1947, a entidade incrementa o desenvolvimento econômico, social e político, fortalecendo o empresariado chapecoense, parceiros e sociedade.

            A ACIC surgiu quando um grupo de empresários decidiu instalar uma associação que os representasse. Filiada à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a entidade cumpre seu papel de representante dos setores da indústria, comércio, prestação de serviços, tecnologia e agronegócio. Nestes 70 anos, desenvolveu ações consistentes na defesa dos interesses da classe empresarial e do bem-estar da coletividade. Também coopera com os poderes públicos nas ações pertinentes ao livre exercício das atividades empresariais e promove o nome de Chapecó, dos estabelecimentos, produtos gerados e serviços prestados no município, no País e no exterior.

            Atualmente, a ACIC congrega mais de 1.400 associados. É reconhecida no cenário estadual pela sua atuação de vanguarda, com posicionamentos que visam assegurar direitos da cidadania e o desenvolvimento da livre iniciativa, atuando como agente de inovações e mudanças.

Josias Mascarello

Declarada de utilidade pública segundo a Lei Municipal 114, de 1º de dezembro de 1980 e pela Lei Estadual 5874, de 07 de maio de 1980, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó tem como presidente da diretoria executiva o empresário Josias Mascarello (foto), eleito para o mandato de 2016/2017. O presidente do Conselho Deliberativo é Marcos Moschetta e, do Conselho Consultivo, Maurício Zolet.

Ao defender o fortalecimento das empresas associadas, a entidade se engajou em campanhas que beneficiam Chapecó e toda a região Oeste, contribuindo para o crescimento da região e para a melhoria da qualidade de vida. Possui um conjunto de prioridades que sempre estão em pauta, como a duplicação da BR-282, melhorias no Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, na comunicação, educação, saúde e segurança pública. A ACIC também defende diminuição da carga tributária no País, com melhor retorno dos impostos para a sociedade e a construção de ferrovias, fundamentais para a continuidade do desenvolvimento do agronegócio e das indústrias.

A ACIC promove diversas atividades associativas, cursos e eventos de interesse da classe empresarial, oferece uma gama de soluções empresariais e orienta os associados em questões técnicas, administrativas e jurídicas. Também incentiva o aprimoramento das técnicas empresariais, mantém intercâmbios com entidades afins, empresas privadas e instituições educacionais e tecnológicas nacionais e internacionais.

Cada diretoria, com sua forma, características e peculiaridade, deixa sua marca gravada na história da entidade e do município e sua contribuição para cada um dos anseios do empresariado chapecoense. O presidente Josias Mascarello destaca que, se a ACIC é, hoje, sinônimo de respeito, representatividade forte e poder reivindicatório, isto se deve a todas as empresas associadas que acreditam e confiam no trabalho desenvolvido e que juntos formam essa união de interesses.

PROJETOS

Entre os principais projetos e eventos desenvolvidos pela ACIC estão a Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne); Programa Vida Empresarial; Ercoex (Encontro Regional de Comércio Exterior); o Troféu Nelson Galina que homenageia o Empresário do Ano; o Programa Almoço Empresarial; além de palestras e cursos voltados para o aprimoramento dos associados e da comunidade em geral.

PROGRAMAÇÃO

Para comemorar os seus 70 anos, completados junto com o centenário do município, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó preparou um calendário de eventos. Entre a programação estão o Programa Almoço Empresarial; evento festivo em comemoração aos 70 anos da ACIC em maio; Programa Almoço Empresarial e campanha Junho Vermelho, de incentivo a doação de sangue, em junho; Feijoada dos Núcleos da ACIC, em julho; atividades do Núcleo das Academias em comemoração ao Dia do Educador Físico, Programa Vida Empresarial em parceria com a Unochapecó e Maratona Fotográfica da Escola de Artes de Chapecó com o tema 70 anos da ACIC, em agosto; Encontro Regional de Comércio Exterior (Ercoex) e campanha Semana do Trânsito, em setembro; campanha Outubro Rosa; escolha do Empresário do Ano 2017 e campanha Novembro Azul; além de outras ações comemorativas que serão desenvolvidas durante o ano.