Blog do Prisco
Notícias Últimas

ACIC Chapecó e FACISC alinham ações para 2022

Em encontro nesta semana, dirigentes das entidades discutiram demandas da região oeste e explanaram sobre ações desenvolvidas no ano

         A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) recebeu, nesta semana, a diretoria da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). No encontro, as lideranças abordaram temas de relevância para o desenvolvimento econômico da região oeste e do Estado, como as obras estruturantes, a exemplo da melhoria das rodovias e a construção de ferrovias.

            O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, apresentou algumas ações da gestão 2020/2021 que encerra neste mês de dezembro. Frisou que nestes dois anos a Associação precisou se reinventar e inovar nas ações para continuar contribuindo com a classe empresarial e com a sociedade, principalmente no enfrentamento da pandemia. Akimoto destacou que em março do ano passado a ACIC lançou as 10 medidas para enfrentamento à pandemia, que foram ampliadas para 20 medidas no fim de 2020 e reeditadas para novas 10 medidas em 2021, com a nova fase da covid-19.

Salientou as ações em prol da saúde, como a campanha Salve Vidas, que arrecadou mais de R$ 1 milhão para o Hospital Regional do Oeste (HRO) adquirir equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e campanha SOS Chapecó e Região que buscou recursos para agilizar a compra de equipamentos, medicamentos e contratação de mão de obra na saúde. A campanha foi coordenada pelo Centro Empresarial de Chapecó (CEC) e teve a participação das 16 entidades filiadas, entre elas a ACIC, e arrecadou R$ 2,5 milhões. Outra ação de destaque foi a mobilização iniciada pela ACIC e que envolveu diversas entidades e poderes públicos que resultou na homologação do HRO, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimento especializado em acidente vascular cerebral (AVC).

Akimoto sublinhou que a ACIC encerra 2021 com mais de 1,4 mil associados, 14 núcleos empresariais (sendo dois deles abertos durante a pandemia), 313 empresas nucleadas, 374 nucleados e representação em 44 conselhos do município. Durante 2020 e 2021, foram realizadas 2.076 ações, uma média de quatro por dia (considerando os dias úteis).

Também comentou que iniciaram as ações dos 75 anos da ACIC, que serão comemorados em maio de 2022. Uma das atividades foi o lançamento, em novembro, durante a solenidade da eleição do Empresário do Ano, da terceira edição do livro Vida Empresarial. A obra reúne relatos de empresários que participaram do programa Vida Empresarial, realizado desde 1991 em parceria com a Unochapecó. O livro impresso é um opúsculo que se constitui em um resumo ou roteiro do livro. A versão digital reúne os depoimentos na íntegra e está disponível no site https://www.acichapeco.com.br/vidaempresarial.

O presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, salientou que um dos compromissos da atual gestão é estar próxima das associações comerciais que integram o Sistema FACISC. “Fizemos um roteiro no oeste levando mensagem de apoio e reforçando a parceria e o trabalho conjunto. Para defender as bandeiras de cada região, nada melhor que conhecer in loco. Queremos estar próximos para entender os desafios de cada local do Estado, assim como suas virtudes, e conseguir conduzir os pleitos que defendemos com mais legitimidade. As visitas são uma grande satisfação, mas também aumentam nossa responsabilidade para 2022”, expôs.

Com 50 anos de atuação, a FACISC é o maior sistema empresarial voluntário do Estado pela sua capilaridade de atuação e pela diversidade de setores que representa através do associativismo, como por exemplo a indústria, o comércio, a prestação de serviços, o agronegócio, os profissionais liberais, o turismo e diversos outros. Dentro deste universo de segmentos, reúne 149 associações empresariais filiadas e mais de 35 mil empresas associadas.