Blog do Prisco
Destaques

ACIC defende que empresas e setor público trabalhem durante o carnaval

Carnaval não é feriado. Portanto, todos os setores da economia e dos serviços públicos devem operar normalmente, argumenta ACIC

           

         Manter todas as atividades econômicas em pleno funcionamento no período do carnaval é a proposta que a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) defende.  Em razão das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, as festas carnavalescas deste ano estão suspensas em todo o País.

         Em tempos de normalidade sanitária, todo o setor público e grande parte do setor produtivo paralisavam as atividades na terça-feira de carnaval e na manhã da quarta-feira de cinzas.

         Mas isso era apenas tradição, pois no calendário oficial, esses são dias normais de trabalho, embora a população acreditasse que se tratava de feriados. As Prefeituras e o setor público em geral decretavam “ponto facultativo” para justificar juridicamente a folga dos servidores públicos.

         “Nesse ano será diferente”, proclamou o presidente da ACIC Nelson Eiji Akimoto: os setores público e privado trabalharão normalmente no período do carnaval.

         O dirigente elogiou a iniciativa do prefeito João Rodrigues em acabar com o ponto facultativo no carnaval em benefício do cidadão e do contribuinte chapecoense.

         Akimoto destacou a decisão tomada no âmbito da Administração Pública nas esferas municipal, estadual e federal em manter todas as atividades e todos os serviços públicos em pleno funcionamento.

         O presidente da ACIC lembrou que todas as empresas e todos os segmentos da economia amargaram grandes perdas em 2020 em face dos prejuízos causados pela pandemia. “Por isso, 2021 deve ser o ano da recuperação e da retomada do crescimento, não se admitindo o desperdício de dias úteis por conta de tradições superadas pela nova realidade”, expôs, ao acrescentar que as empresas têm liberdade de realizar negociações com seus colaboradores. “Cada empresa vive uma realidade no que diz respeito às compensações, banco de horas e outros aspectos. É importante que cada uma avalie o melhor para o seu negócio”, concluiu.