Blog do Prisco
Destaques

Acic entrega demandas da classe empresarial ao governador Jorginho Mello

Documento reúne pleitos defendidos pela entidade como fundamentais para a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região Sul

Na primeira visita ao Sul do Estado após a posse, o governador Jorginho Mello fez a entrega de viaturas e equipamentos à Polícia Civil, em evento realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Após o ato oficial, o chefe do Executivo estadual reuniu-se com o presidente da entidade, Valcir José Zanette, membros da diretoria, representantes do Fórum das Entidades de Criciúma – Forcri e demais autoridades.

Durante o encontro, Zanette entregou um documento ao governador com demandas que foram levantadas junto à classe empresarial, as quais são defendidas pela entidade como fundamentais para a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região Sul.

No ofício é ressaltada a necessidade da atenção especial do Governo do Estado para a concretização das obras e medidas necessárias em áreas como segurança, infraestrutura, saúde, educação e gestão pública.

Entre as demandas na área de segurança estão o aumento de efetivo, melhorias na estrutura física e ampliação do uso da tecnologia nas Polícias Militar e Civil e no Corpo de Bombeiros. Reforçando os pleitos relacionados à segurança pública, o Forcri também entregou um ofício ao governador.

A classe empresarial ainda destaca a importância de melhorar e reestruturar o Ensino Médio Profissionalizante, alinhado às necessidades do mercado, criando mecanismos para reduzir a evasão. Na saúde, o fortalecimento da rede hospitalar e o aumento na capacidade de atendimento da rede pública.

Infraestrutura

Já na infraestrutura viária, são consideradas prioridades a conclusão de obras e a ampliação da capacidade de rodovias da região, como o Anel de Contorno Viário de Criciúma no trecho até o Rio Maina, viabilizando ainda a sua duplicação nos trechos de congestionamento; a extensão da Via Rápida da BR-101 ao Balneário Rincão; a duplicação nos dois trechos da SC-445, rodovia Paulino Búrigo, em Içara; além do apoio à conclusão das obras da BR-285 e à inclusão do trecho Sul da BR-101 no projeto de triplicação.

São elencados ainda o Aeroporto Regional de Jaguaruna, com o pleito de acelerar o processo de privatização, garantindo os investimentos e melhorias necessários para atender a demanda da região, e o Porto de Imbituba, com o fortalecimento da Zona de Processamento de Exportação e reestruturação do porto, incluindo a revisão do modelo de gestão e investimentos que garantam o aumento na capacidade de operação, alinhada às demandas da região.

“Temos feito um trabalho em conjunto na região, unindo o setor privado, as instituições de ensino, o poder público e os veículos de comunicação, buscando soluções, apoiando projetos e ações em favor do desenvolvimento socioeconômico. Esperamos contar também com a atenção do Governo do Estado a esses pleitos, contribuindo decisivamente para potencializar o crescimento da região, avançando em áreas estratégicas”, pontua o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

O governador comprometeu-se a realizar investimentos nas áreas elencadas. “Estamos primeiro organizando o Estado e o governo, mas vamos abrir linhas de crédito para as micro e pequenas empresas, investir em educação e saúde, criar uma secretaria para tratar dos portos, aeroportos e ferrovias, pois é fundamental falar sobre isso. Vamos voltar e conversar mais vezes, porque juntos podemos fazer muito”, ressaltou.

Operação Ordem Pública

Junto ao delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, e demais autoridades da segurança pública do Estado, o governador realizou a entrega, nesta sexta-feira, de 11 viaturas, para atender os municípios de Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Balneário Rincão, com investimento de R$ 1,082 milhão. Outros sete computadores foram entregues, para as delegacias de Içara, Lauro Müller, Orleans e Treviso, somando investimento de R$ 39 mil.

O ato também marcou o início da Operação Ordem Pública Sul-Catarinense, um conjunto de ações de prevenção e repressão ao crime. A força-tarefa é uma resposta do Estado à onda de criminalidade registrada na região nas últimas semanas.

foto>Acic, divulgação