Blog do Prisco
Manchete

ACIC otimista com Daniela no comando do Estado

Em expediente enviado pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) à governadora interina do Estado de Santa Catarina Daniela Cristina Reinehr, o presidente Nelson Eiji Akimoto manifesta confiança e otimismo pela ascensão da mandatária oestina e lembra as obras e os investimentos prioritários para a região.

         O teor do expediente é o seguinte:

Chapecó, 26 de outubro de 2020.

Excelentíssima Senhora Dra. DANIELA CRISTINA REINEHR, DD. Governadora interina do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC.

Senhora Governadora:

         Inicialmente, desejamos absoluto êxito em sua gestão no período em que responder pela superior Administração do Estado de Santa Catarina.

         Estamos certos de que Vossa Excelência, mercê do conhecimento que tem da multifacetada realidade barriga-verde, saberá atender a grande parte dos anseios e reivindicações dos catarinenses – especialmente os oestinos.

         O longo e profícuo relacionamento que mantivemos, por meio da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), permitiu estabelecer uma identidade de visão e de compreensão da realidade catarinense da qual compartilhamos integralmente.

Em nome dessa visão, tomamos a liberdade de lembrar algumas das reivindicações do grande oeste, as quais, em linhas gerais, dependem de investimentos para, entre outros, a recuperação do sistema rodoviário, ampliação do sistema de fornecimento de energia elétrica, construção do sistema intermunicipal de abastecimento de água do município de Chapecó e do seu entorno.

O Hospital Regional do Oeste – maior nosocômio filantrópico catarinense – depende de apoio permanente para atender uma região com mais de 1 milhão de habitantes. O Aeroporto Serafim Bertaso requer seja destravado o processo de privatização ou passe a receber investimentos públicos.

Essas são situações presentes cujo equacionamento deve ocorrer em médio prazo. No horizonte do longo prazo habita uma demanda quase secular, que consiste na construção de ferrovias para conectar o grande oeste aos portos marítimos catarinenses (linha férrea intraestadual, leste-oeste) e também ao centro-oeste brasileiro (ferrovia norte-sul).

Desnecessário alongar-se mais sobre a pauta de necessidades e reivindicações do oeste, pois é de profundo e recíproco conhecimento.

Na primeira oportunidade em que for possível, Senhora Governadora, gostaríamos de organizar um evento, em Chapecó, reunindo as lideranças empresariais para homenageá-la e discutirmos os temas mais caros a essa vasta região.

Receba nossa afetuosa manifestação de carinho e respeito e a certeza de que somos testemunhas de seus esforços em prol de Santa Catarina e de sua gente. Atenciosamente, Nelson Eiji Akimoto, presidente.