Blog do Prisco
Manchete

ACIF acompanha principais tendências e inovações na maior feira mundial do setor varejista em NY

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) marca presença na edição de 2024 da NRF Retail’s Big Show, a maior feira de inovação e tendências para o varejo no mundo, realizada em Nova York de 14 a 16 de janeiro. O evento reúne mais de 1.000 expositores e conta com uma programação extensa de palestras e sessões, apresentando as principais mudanças e desafios que devem moldar o futuro do varejo global.

Com mais de 50 palestras conduzidas por 170 especialistas do setor, a NRF 2024 promete ser um ponto de encontro crucial para empresas, entidades e associações que buscam se manter à frente das tendências emergentes e se preparar para os desafios do futuro. Entre os temas em destaque estão a experiência do cliente, retail media, novas tecnologias e questões relacionadas a ESG (Ambiente, Social e Governança).

Célio Bernardi, presidente da ACIF, ressalta a importância da participação no evento, afirmando que a NRF vai além das inovações e tendências do varejo, proporcionando um desenvolvimento do mindset global que pode ser adaptado a todos os segmentos dos associados e empresários de Florianópolis.

“Participar ativamente da NRF Retail’s Big Show é essencial para a ACIF e seus associados, pois nos permite mergulhar nas últimas tendências e inovações do setor varejista em escala global. Esta imersão não apenas enriquece nosso conhecimento, mas também abre portas para novas oportunidades e parcerias estratégicas. O que absorvermos aqui será a base para trazer inovações transformadoras aos empresários e associados de Florianópolis, impulsionando o crescimento e a competitividade em nosso cenário local.”, ressalta.

Visitas técnicas e consulado

Ainda durante a programação, os representantes da ACIF, através da Missão Sebrae/SC, participarão também de visitas técnicas na Louis Vuitton, Nordstrom e the LEGO Group, além de um evento no consulado brasileiro em Nova Iorque. O propósito é identificar tendências de mercado, promover o benchmarking e o networking, além de oportunizar a esses empresários a prospecção de novas parcerias.

Lições cruciais para o varejo

No palco principal do primeiro painel da NRF, Matthew Shay, presidente e CEO da entidade, deu as boas-vindas à nova líder da Levi’s, Michelle Gass. Com uma trajetória profissional marcada por experiências em empresas gigantes como Starbucks, Kohl’s e Pepsico, Gass compartilhou insights valiosos, derivados de sua vasta carreira, ao encarar o desafio à frente da Levi’s e do setor varejista como um todo.

Entre as principais lições citadas por ela, estão: a valorização da marca como o ativo principal; colocar o consumidor no foco de todas as estratégias; investir em inovação para se destacar no mercado; acompanhar a tendência da omnicanalidade para atender às expectativas dos consumidores e pensar que embora o lucro seja inegavelmente vital, ele deve estar intrinsecamente associado a princípios sólidos.

Em Florianópolis, segundo a Neoway/Receita Federal, existem 19.398 varejistas de 125.973 empresas ativas, reforçando a participação ativa da ACIF na NRF 2024 e destacando o compromisso da associação em manter seus membros atualizados com as últimas tendências e inovações, promovendo o desenvolvimento do setor e contribuindo para o crescimento econômico da região.

A NRF Retail’s Big Show em resumo

A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes do mundo para o setor de varejo e consumo, realizada em Nova York há mais de 100 anos. Tradicionalmente, atrai milhares de executivos todos os anos, sendo o Brasil o segundo país, depois dos Estados Unidos, com maior número de participantes.

Foto – Divulgação / ACIF: Presidente Célio Bernardi, junto com diretores da ACIF, marcando presença na NRF