Blog do Prisco
Notícias

ACIF comemora 101 anos em evento no Teatro Pedro Ivo

Celebração do aniversário da entidade será no dia 13 de maio, com entrega de medalhas e homenagens a empresas e personalidades de destaque. Show Rock’n Camerata fecha a noite.

 

O primeiro ano após as comemorações do centenário também será de celebração para a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). No próximo dia 13 de maio, às 19h30, a entidade realiza evento para marcar seus 101 anos no Teatro Governador Pedro Ivo, com homenagens aos associados mais antigos e entrega da Ordem do Mérito Empresarial e das medalhas Carl Hoepcke e Emílio Blum para empresas, instituições e personalidades de destaque. São esperados cerca de 700 convidados para o evento, que terá encerramento especial da Camerata Florianópolis, com o show Rock’n Camerata.

Segundo o presidente da ACIF, Sander DeMira (foto), o ano do centenário foi histórico, mas é um ciclo que se encerrou. “Este primeiro ano após o século completado já foi de muito trabalho. Com a ACIF seguindo forte e representativa, começamos a construir o caminho que nos levará aos próximos centenários, valorizando a história e sempre abertos ao novo”, destaca.

Com mais de 4 mil empreendedores de Florianópolis, a entidade continua reforçando sua atenção nas questões da cidade e também do país. Tem participado e se posicionado a respeito da crise política e econômica enfrentada pelo país nos últimos meses. “Pela grandeza da Associação e todos que representa, é um dever manifestarmos nossa posição. Sempre apartidária, mas na defesa de bandeiras políticas e econômicas que permitam ao país e as cidades continuarem produzindo e crescendo”, afirma DeMira.

Por meio de projetos e ações em diferentes áreas, a ACIF tem contribuído para o desenvolvimento sustentável e para a melhora da qualidade de vida da Capital. O Programa ReÓleo, com mais de 3 milhões de litros de óleo de cozinha coletados e reciclados; o Programa de Apoio a Projetos, que já ajudou mais de 20 iniciativas a ‘saírem do papel’; o Posto Avançado de Conciliação Extrajudicial (PACE) e a Câmara de Arbitragem Empresarial, para resolução de demandas antes que cheguem ao judiciário; o Banco de Talentos, para cadastro e cruzamento de vagas de trabalho e currículos profissionais, todos voltados para a comunidade, comprovam a atuação propositiva da entidade. A cidade também conta com o trabalho ativo de seis Regionais – Centro, Lagoa da Conceição, Sul da Ilha, Canasvieiras, Ingleses e Continental – e seus Grupos de Trabalho, que atuam em demandas específicas de cada localidade. O Centro de Eventos de Canasvieiras e a duplicação da SC-403, já concluídos, assim como o elevado do Rio Tavares e outras obras e assuntos importantes para estas regiões, são exemplos do acompanhamento dos GT’s da ACIF.

A entidade ainda segue com ampla agenda de projetos, soluções e capacitações para fortalecer o empresariado local, como o Empretec, os mais de vinte Núcleos Empresariais, o NUSE, o CASE e o Bússola Empresarial.

Medalhas

Ordem do Mérito Empresarial será uma homenagem ao empresário Alaor Tissot, ex-presidente da ACIF e da Facisc, por sua contribuição ao desenvolvimento do associativismo em Santa Catarina. A Medalha Carl Hoepcke, referência a um dos maiores empreendedores da Capital e fundador da Associação, será entregue a Agriness e a Teltec Solutions. Já a Medalha Emílio Blum, distinção dirigida a entidades e personalidades de destaque, irá para o médico Murillo Capella, e para o Coronel Araújo Gomes, da PM/SC.

Homenagem a Associados

A homenagem é voltada aos associados mais antigos da entidade, com 15 e 25 anos de associativismo ininterruptos. Na primeira categoria, estão incluídas cerca de 40 empresas; já a segunda distinção será entregue outras quatro empresas.

Serviço

O que: Evento ACIF 101 anos

Quando: 13/5, sexta-feira, às 19h30.

Onde: Teatro Governador Pedro Ivo Campos (Rod. SC-401, anexo a sede do Governo do Estado).